Com o objetivo de prevenir e reprimir a violência e garantir o direito de ir e vir do cidadão, durante o feriado de 12 a 14 de outubro, a Polícia Militar distribui dicas de segurança à população. A PM também vai dirigir a atenção e unir esforços para impedir a ação de marginais, de perturbadores do sossego e coibir o uso de drogas.

Durante todo o feriado, a PM vai prosseguir no trabalho com blitze, incursões em aglomerados, fiscalizações nas vias urbanas e nas estradas e conta com a participação da comunidade para a adoção de medidas preventivas de segurança.

Enquanto a Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário vai trabalhar, ininterruptamente, para a redução dos índices de acidente, a Polícia Militar de Meio Ambiente, por sua vez, continuará atenta, evitando que sejam provocados danos nas áreas de preservação ambiental e de camping, orientando turistas sobre os cuidados que se deve ter com reservas florestais, nascentes de rios, recursos naturais, a fauna e a flora.

Com estas ações a PMMG vai assegurar a preservação e a restauração da ordem pública, visando, principalmente, à prevenção de acidentes e de possíveis ações delituosas, além de assistir à população em casos de urgência ou emergência.

Dicas de segurança

As crianças devem ser sempre conduzidas no banco traseiro;
As paradas para descanso são necessárias;
Em caso de acidente, coloque sinais de advertência nos dois sentidos da estrada;
Comunique sua ausência a um vizinho de sua confiança. Telefone para ele de vez em quando para saber se está tudo bem;

Para sua casa:

Cortinas e persianas completamente fechadas, luzes acesas durante o dia e noite e caixas de correios cheias de correspondência são indicativos de morador ausente;

Desligue a campainha, assim você deixa em dúvida quem usá-la apenas para verificar se você está em casa;

Dificulte o acesso ao interior de sua residência, trancando as portas dos diversos cômodos e recolhendo suas chaves; Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída de moradores: Durante sua ausência, seu vizinho é a sua segurança mais próxima. Comunique-se com ele quando for viajar e solicite o seu apoio.
Na estrada:

Dirija com segurança, respeitando a sinalização, o policiamento e os outros motoristas;

Dirija com maior cuidado na chuva e na neblina. Nesses casos, acenda os faróis baixos;

Durante as baldeações não perca de vista a sua bagagem; Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitem a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega;

Evite dirigir à noite ou sob neblina. Não faça guerra de faróis;

Evite jogar qualquer tipo de lixo pela janela do ônibus. Além de poluir o meio ambiente, você pode provocar um grave acidente, caso o objeto quebre o pára-brisa de algum veículo. Junte o lixo em um pequeno saco e jogue-o fora somente nos pontos de parada;

Chame a Polícia Militar:

Quando verificar luzes acesas ou barulho em casa de vizinhos que estejam viajando e não tenham avisado qualquer coisa a respeito;

Táxi, carro particular ou caminhão recebendo mercadorias volumosas, com as pessoas agindo de maneira nervosa, e sem os cuidados necessários com os objetos a serem transportados, tais como: televisão, aparelho de som etc.

Pessoas armadas ou grupos suspeitos anotando as placas dos veículos estacionados.

Carros novos conduzindo três ou quatro elementos, com placas duvidosas ou danificadas.

Transeuntes carregando grandes embrulhos e agindo de forma nervosa.

Estranhos parados em portas ou perto de edifícios ou casas, por muito tempo.

COMPATILHAR: