Na busca de intimidar a ação de marginais contra o comércio, na área da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar de Formiga, na quarta-feira (24) o major Antônio Pereira Neto e o tenente Lúcio receberam na sede da unidade proprietários de joalherias de Formiga. O objetivo do encontro foi a apresentação da proposta de implantação da primeira Rede de Comércio Protegido do município.
Todos os proprietários de joalherias concordaram com a proposta da criação da rede, e entenderam a necessidade de mudança de atitude junto à criminalidade e aceitaram o trabalho em parceria com a Polícia Militar, apresentando também suas ideias e pontos positivos, no que se refere a todos os envolvidos/participantes deste projeto.
O projeto Rede de Comércio Protegido consiste em mobilizar o segmento dos comerciantes, unindo-os em pequenos grupos, de forma a orientá-los sobre as medidas de proteção, agindo assim de forma solidaria e voluntaria participam da proteção do comércio vizinho.
O objetivo do projeto é de que na impossibilidade da presença da Polícia Militar em todos os lugares ao mesmo tempo, os componentes da rede, parceiros da PM, seriam Câmeras Vivas. Seriam adotadas estratégias de prevenção, orientadas pela Polícia Militar protegendo-se mutuamente e interagindo de forma solidária e repassando informações pertinentes à Polícia, de forma que ela possa atuar de maneira eficaz.
Assim, a finalidade é:
* Aumentar a sensação de segurança dos proprietários de estabelecimentos comerciais;
* Mobilizar a comunidade para participar ativamente da prevenção e da redução da criminalidade, diminuindo o medo entre os comerciantes;
* Divulgar a logomarca da Polícia Militar como objeto de prevenção objetiva;
* Reduzir o índice de criminalidade, roubos e furtos nos locais;
* Proporcionar aos proprietários de estabelecimentos comerciais de serviços de qualquer ramo, a tranquilidade pública.
As placas já estarão sendo providenciadas para que seja realizado o lançamento oficial da Rede de Comércio Protegido no mês de novembro.

COMPATILHAR: