Na quarta-feira (25) a 13ª Companhia Independente da Polícia Militar de Formiga promoveu a solenidade de formatura da 1ª Turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) 2011. O evento aconteceu no Ginásio do Vicentão e foi presidida pelo Major Wilton Lúcio de Oliveira.
Estiveram presentes o secretário Municipal de Educação, Geraldo Reginaldo de Oliveira, o vereador José Geraldo Cunha (Cabo Cunha/PMN), representante do Consep, diretoras e professoras das escolas envolvidas no programa, além dos familiares dos formandos, que também marcaram presença em um momento marcante os pais, crianças e adolescentes que concluíram o programa.
No total, foram 497 alunos distribuídos em 8 escolas e 19 turmas de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Na solenidade também aconteceu a formatura de 13 pais de alunos do Proerd, que participaram do Proerd Para Pais, com o tema ?Capacitando os pais para ajudarem os filhos a fazerem as escolhas positivas?.
A solenidade teve início com a apresentação dos alunos formandos e, em seguida, a execução do Hino Nacional Brasileiro. Na sequência, foi feita a premiação dos alunos que se destacaram na produção das redações, lidas perante os presentes. Foram premiados os seguintes alunos: Escola Celia de Melo – aluna: Ana Carolina Vitória Pereira, Escola Professor Tonico Leite – aluna: Larissa Emanuele Alves Rodrigues e Maria Paula Teixeira, Escola CAIC – aluna: Milena Emanuela Dias Menezes, Escola Paulo Barbosa – alunos: Rodrigo Oliveira Felipe, Adriele Mayra Rodrigues e Mariene das Chagas Silva, Escola Arlindo de Melo – alunos: Juliana Tavares Gonzaga, Maria Eduarda Soffiati Alves e Pablo Almeida Silva, Escola Angelita G. Pereira – aluna: Maria Clara Martins Ferreira, Escola Miralda Silva de Carvalho – alunas: Luíza Caetano Araújo, e Brenda Rafaela Silva e da Escola Franklin de Carvalho – alunos: Hendrik Cravo de Melo, Isabela Morais Cunha, Mateus Campos Guimarães e Lucas Rafael Ribeiro Alcântara.
O tenente coronel Wilton Lúcio ressaltou mais uma vez a importância da participação comunitária na prevenção e repressão de atividades ligadas ao tráfico e uso de drogas, salientando o papel relevante da escola e da família na formação dos jovens. Ressaltou ainda, o papel desempenhado pela Polícia Militar na cidade e a necessidade de envolvimento e integração de todos os segmentos comunitários no combate às drogas.
Ao final da solenidade, foi sorteada uma bicicleta aos alunos das escolas municipais como forma de presentear e abrilhantar ainda mais o esforço e interesse dos alunos para se manterem longe das drogas e da violência. O contemplado foi o aluno Luis Henrique Alves Almeida, do 5º ano da Escola Municipal Paulo Barbosa.
O mascote Dare também abrilhantou a formatura, tendo sido ovacionado por todas as pessoas presentes, em especial, crianças e adolescentes que ao final do evento formaram filas para fotografarem juntamente com o militar instrutor do Proerd, Cabo Daniel.

COMPATILHAR: