A Polícia Militar recebeu gerentes e representantes de agências bancárias de Formiga para discutir assuntos relacionados à segurança dos usuários de estabelecimentos bancários, bem como a segurança nas instalações físicas das diversas agências existentes na cidade.
Na ocasião, foram abordados temas ligados às principais modalidades criminosas relacionadas ao sistema bancário: os golpes conhecidos como ?saidinha de banco? e ?bilhete premiado?, dentre outros. Foram discutidas também a adoção de medidas e as atitudes preventivas a serem implantadas, com o intuito de prevenir a ocorrência desses delitos, além de promover a orientação do cidadão usuário da rede bancária da cidade. Os gerentes e representantes receberam orientação no apoio às atividades preventivas, além de informações sobre a atuação direta da Polícia Militar acerca da segurança bancária.
Ainda durante o encontro, discutiu-se também a necessidade de melhorar o sistema de vigilância eletrônica e o monitoramento dentro das agências e também das vias de acesso aos bancos, como forma de prevenir a incidência de diversos delitos, com registro de imagens e disponibilização delas para que a Polícia Militar possa proceder à identificação de infratores, caso haja a ocorrência de algum delito na agência bancária.
Um novo encontro foi marcado para o mês de abril, quando serão avaliadas as ações levadas até então, redirecionando os trabalhos das agências bancárias e da Polícia Militar na prevenção dos delitos que atingem os usuários do sistema bancário da cidade.
Proibição do uso de celulares
A lei que regula e proíbe o uso de telefones celulares dentro das agências bancárias visa a coibir a maioria dos golpes, quando infratores estão presentes dentro da agência, monitorando a ação das vítimas e orientando comparsas do lado de fora quanto à vítima escolhida.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta às agências bancárias a cumprirem a lei, mas defende que as instituições não têm poder de polícia para coibir os clientes. No entanto, o máximo que pode ser feito é solicitar que o aparelho seja desligado, sem apreender os celulares.

Dicas da Polícia Militar
A Polícia Militar apresenta um conjunto de informações, com o objetivo de proteger os usuários de agências bancárias contra os assaltos que ocorrem na saída desses estabelecimentos e em suas imediações, apelidados como o golpe ?saidinha de banco?. Confira as dicas e fique sempre atento.
1. Evite conversar com pessoas estranhas ao seu convívio, dentro e fora do banco.
2. Evite retirar o cartão bancário da bolsa e/ou da carteira antes de entrar no banco.
3. Cuidado com a senha. Ela é pessoal e intransferível. Quando necessitar de esclarecimentos, recorra aos funcionários identificados da agência.
4. Fique atento ao uso de celulares dentro do estabelecimento bancário. O uso do aparelho ajuda os cidadãos infratores a passar orientações sobre os clientes, para pessoas que já aguardam fora da agência.
5. Na fila do banco, evite que pessoas estranhas tenham conhecimento sobre as operações bancárias que você irá fazer.
6. Evite sacar quantias elevadas. Prefira as transações bancárias eletrônicas oferecidas pelo seu banco.
7. Evite contar dinheiro sacado na presença de outros clientes; confira o seu recebimento enquanto estiver no caixa.
8. Evite guardar o dinheiro sacado ou a carteira no bolso traseiro. Carregue bolsas à frente do corpo.
9. Procure ir ao banco sempre acompanhado. Isso vale especialmente para idosos.

COMPATILHAR: