Teve início nesta segunda-feira (7) a Semana de Patrulha Contra as Drogas, quando será realizada uma série de palestras ministradas por policiais militares instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com o intuito de melhor conscientizar as crianças a não se aproximarem das drogas.
Para a Semana de Patrulha, foram listadas 14 escolas, estando todos esses estabelecimentos de ensino de acordo com a realização do Proerd, bem como sendo apoiados diretamente pelos pais dos alunos.
O objetivo é prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre adolescentes e jovens. O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais e tem sido realizado em toda a área da 13ª Cia Polícia Militar Independente de Formiga e região com grande sucesso desde a implantação a cidade.
O programa é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo-se na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando a 4ª e 6ª séries do ensino fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.
As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por um livro especial, ensinam às crianças como reforçar a autoestima, como lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. Ao final do programa, é realizada uma solenidade de formatura, com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.
Cronograma de atuação da patrulha contra as drogas:
Terça-feira (8)
18h30 – Palestra com os pais E.E. Rodolfo Almeida
Quarta-feira (9)
7h – E.E. Rodolfo Almeida
10h- E.M. Arlindo de Melo
13h – Polivalente
18h30 – E.E. Prof. Joaquim Rodarte
Quinta-feira (10)
7h, 9h e 11h – Polivalente
18h30 – palestra com os pais no Polivalente
Sexta-feira (11)
7h30 – E.E. Prof. Joaquim Rodarte
10h – Caic (Novo Horizonte)
FORMATURA DO PROERD 2010
Na noite do dia 2 de julho, a 13ª Companhia Independente da Polícia Militar realizou a formatura de mais uma turma do Proerd em Formiga. A solenidade aconteceu no Ginásio Vicentão e contou com a presença de autoridades locais, como o capitão Euzébio, subcomandante da 13ª Cia PM Ind, o secretário de educação do município, Geraldo Reginaldo de Oliveira, além de todas as diretoras das escolas dos alunos formandos. Foram 19 turmas do 5º ano do ensino fundamental de 10 escolas, entre estaduais e municipais, totalizando 442 alunos.
A solenidade, presidida pelo capitão Euzébio, também contou com a participação do Dare, que é o mascote do Proerd. Um público de aproximadamente 1.800 pessoas prestigiou o evento. Ao final, alunos e demais presentes pousaram para diversas fotos ao lado do cabo Daniel, instrutor do Proerd em Formiga, e também ao lado do mascote oficial do Programa de Prevenção e Combate às Drogas e à Violência.

COMPATILHAR: