Mais uma organização criminosa especializada em roubo de gado foi desarticulada pela Polícia Civil, dentro da Operação Pele de Cordeiro, desencadeada pela Delegacia de Furtos e Roubos e da Agência de Inteligência Policial, em Ribeirão das Neves e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de Curvelo, na Região Central.
A quadrilha também furtava caminhões e tratores. Cinco pessoas foram presas.

Segundo informações dos policiais, o grupo criminoso agia em diferentes cidades do estado, sendo no Centro, Centro-Oeste e Região Metropolitana onde foram registrados quatro roubos a propriedades rurais, em Capim Branco, Abaeté, Nova Serrana e Esmeraldas.

Os ladrões agiam sempre com muita violência contra as vítimas, que eram mantidas reféns por um longo período, além de sofrerem ameaças de morte.

Foi identificado, ainda, que Vespasiano e cidades nas imediações eram usadas para esconder o produto roubado.
Em janeiro, a Delegacia Regional de Curvelo já havia localizado e apreendido em Ribeirão das Neves cerca de 90 cabeças de bovinos e equinos roubados, além de um veículo e outros objetos subtraídos pela organização criminosa.

Os animais e materiais recuperados já foram restituídos às vítimas.

Forma de atuação

Um dos integrantes da organização criminosa morava em Curvelo, e trabalhava em fazendas da região. Ele era o responsável pela coleta de informações e por levantar os locais escolhidos como alvo da quadrilha.
O acesso aos dados era facilitado, já que esse homem mantinha um estreito relacionamento com as vítimas.
As informações eram repassadas aos demais membros do grupo, enraizado na Região Metropolitana, a assim partiam para executar os roubos.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: