Da Redação

Dos cinco principais polos confeccionistas de Minas Gerais, apenas Formiga registrou saldo positivo na geração de emprego no ano passado. De acordo com o portal Agora, Divinópolis, Muriaé, Juiz de Fora e Belo Horizonte encerraram o exercício com saldo negativo.
Os dados são do Núcleo de Pesquisas do Vestuário (Nupev), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) em Divinópolis.
De acordo com a pesquisa mensal do Nupev, Formiga abriu, no ano passado, 25 vagas com carteira assinada no setor confeccionista. Foram 752 trabalhadores admitidos em 2019 no município, contra 727 desligamentos, o que representa os 25 postos de trabalho abertos.
A Zona da Mata cortou quase 200 vagas com carteira assinada em 2019. De acordo com os dados, Juiz de Fora encerrou 87 oportunidades formais e Muriaé outras 94.
Belo Horizonte também fechou 2019 com saldo negativo no setor confeccionista. Na capital mineira, foram finalizadas 18 vagas formais.
Divinópolis, o principal polo do vestuário de MG encerrou 2019 com sete vagas cortadas no setor. Foram 1.783 admissões e 1.790 demissões no ano passado.

Empregos formais em Formiga
O saldo de empregos formais no ano passado em Formiga foi o melhor dos últimos oito anos. É o que mostram os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) vinculado à Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.
Segundo dados do Caged, em 2019, o saldo de empregos no município foi de 609 vagas. O número resulta da diferença entre as contratações e demissões. Nos 12 meses do ano passado, 7.957 vagas de emprego foram ocupadas, enquanto 7.348 pessoas foram demitidas.
O acumulado do ano foi suficiente para superar os saldos obtidos de 2012 a 2018.

 

Fonte: Com informações do Portal Agora||
COMPATILHAR: