A tarde do dia 19 de novembro de 2011 será um marco para moradores, turistas e demais visitantes que frequentam a região do Lago de Furnas, pois foi inaugurado o Ponto de Apoio Policial em Furnastur, que dará mais segurança à população. Diversas autoridades formiguenses participaram da cerimônia, além de membros da comunidade em geral e demais convidados.
Após a execução do Hino Nacional e do Hino à Formiga, algumas autoridades se pronunciaram. O primeiro foi o conselheiro e também advogado da Associação dos Moradores e Amigos de Furnastur (Amafurnas), Antonio dos Santos Damasceno, que ressaltou sobre a importante parceria entre a associação, a Polícia Militar e a Prefeitura para a implantação do Ponto de Apoio Policial.
Em seguida, o presidente da Amafurnas, João Evangelista de Assis Chagas, destacou a necessidade do apoio dos poderes públicos e da PM para garantir mais segurança e qualidade de vida para a população; salientou sobre outras parcerias que resultaram em benefícios para a comunidade que frequenta ou reside em Furnastur, como calçamento de ruas, limpeza e coleta de lixo, também cobrou novas parcerias e investimentos para outras melhorias no bairro.
Já o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Formiga (Consep), Leonardo Almeida, falou sobre a importância de entidades como o próprio Consep e a Amafurnas em se unirem em prol da segurança pública da população, atuando junto aos poderes públicos e aos órgãos policiais. Na oportunidade, ele também informou que a Amafurnas agora ocupa uma cadeira no conselho e que o convite se deu após ver a atuação da entidade em defesa da segurança dos moradores de Furnastur e visitantes.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Sheldon Almeida, relembrou sobre o início da negociação entre a Prefeitura, Polícia Militar e Amafurnas para a implantação do Ponto de Apoio e contou que o comandante da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar sobrevoou a região de Furnas e se sensibilizou de imediato, mostrando-se favorável a reforçar o policiamento no local.
O vereador Gonçalo Faria representou a Câmara Municipal na inauguração e parabenizou pela iniciativa, destacando os benefícios que ela trará para a coletividade e cobrou que novos investimentos sejam feitos na região do Lago de Furnas, que é visto como ?o Mar de Minas?.
Em seu pronunciamento, o tenente coronel Wilton Lúcio de Oliveira informou que a Polícia Militar fará todo o empenho para que haja policiamento na região de Furnas diariamente, não apenas nos finais de semana e períodos de férias e de eventos. Informou que haverá sempre viaturas circulando pelo local. O comandante da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar informou ainda que o Ponto de Apoio será utilizado também pelas polícias Ambiental e Rodoviária.
Por fim, o prefeito Aluísio Veloso destacou não só a importância da parceria na questão da segurança pública, mas em outros investimentos em Furnastur, falou da vinda de novos empreendimentos, sobre a destinação de um caminhão de lixo para fazer a coleta no bairro, da chegada da telefonia fixa na região de Furnas, do projeto para tratamento de esgoto naquela localidade, que está em andamento, e de projetos futuros para melhorar a qualidade de vida de quem reside ou visita as imediações do Lago de Furnas.
Após os pronunciamentos, foi feito o desenlace da fita inaugural e o Ponto de Apoio Policial foi aberto para a visitação das autoridades e do público presente no evento.

COMPATILHAR: