O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) pede para a população formiguense economizar água. É que desde a última chuva ocorrida em agosto, a autarquia vem monitorando a vazão de água na estação de tratamento e o nível de água do reservatório que abastece a cidade está abaixando.

Conforme informou o diretor do Saae, Flávio Passos, nessa terça-feira (11), também foi feita uma inspeção na barragem de captação de água bruta. “O nível está baixo, por isso pedimos para a população refletir sobre seus hábitos de consumo de água e se conscientizar de que a água será um bem que não estará disponível em abundância e a qualquer hora do dia. Caso o reservatório continue apresentando redução gradativa no seu nível de água, adotaremos medidas provisórias, como o rodízio de água em racionamento progressivo”, ressaltou Flávio.

Dicas para usar a água, sem desperdício:

Ao escovar os dentes e ao barbear mantenha a torneira fechada;

Certifique que deixou a torneira fechada;

Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos;

Limpe as janelas com panos úmidos; Não lave a louça com água corrente. Passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;

Reduza seu tempo no chuveiro e feche-o ao ensaboar.

Não lave calçadas com mangueira. O melhor é usar uma vassoura. Lave o carro com balde e pano, não use mangueira. Em épocas de estiagem, evite lavar seu automóvel.

Descarga e vaso sanitário: não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água.

Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque.

Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar garagens, calçadas.

Você sabia que ao se utilizar um copo de água são necessários pelo menos outros dois copos de água potável para lavá-lo? Por isso, tenha seu copo de uso constante em casa, no trabalho e na escola.

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: