A movimentação começou no Unifor-MG, onde cerca de 500 pessoas se reuniram para sair em carreata pelas principais ruas da cidade. Servidores e secretários municipais, agentes de endemias e de saúde, profissionais dos Programas de Saúde da Família (PSFs), atiradores do Tiro de Guerra, participantes do Pró-Jovem, estudantes e outros voluntários estão envolvidos no mutirão de limpeza na cidade.
Pelas ruas, alunos das escolas municipais, estaduais e particulares envolvidos nas atividades, visitando as residências, orientando os moradores, distribuindo panfletos e recolhendo lixo.
Até música o mosquito da dengue ganhou: os alunos da Escola Benedita Gomide Leite, no bairro Vargem Grande, saíram pelas ruas com a ?Banda de Latas?, cantando uma música criada por eles mesmos e chamavam a atenção por onde passavam.
Cerca de 20 caminhões foram colocados à disposição para recolher o lixo em Formiga, outros veículos como kombi, caminhonetes, carros de som também foram disponibilizados para ajudar na campanha.
Entrevistas nos programas de rádio, cobertura pela imprensa escrita, emissoras de televisão, sites, tudo para mostrar o desenrolar das ações do ?Dia de Alerta? e para melhor informar a população.
Importante salientar que o alerta para combater o mosquito da dengue não deve ser apenas hoje e sim nos 365 dias do ano, pois a prevenção deve ser feita todos os dias. A responsabilidade de combater a doença é de todos, não é só do poder público, do contrário, os hospitais não dão conta de atender a todas as pessoas que contraírem a dengue. Gasta-se muito mais para tratar a doença do que com a prevenção.
O vereador Gonçalo Faria/PSB, que é o representante do Cinturão Regional de Combate à Dengue escalado para visitar as rádios formiguenses e falar sobre o mutirão, acompanhado do secretário de Comunicação, Túlio Fonseca, esteve nesta manhã na Rádio Realidade. Eles explanaram sobre a dengue, deram orientações e responderam às perguntas dos ouvintes.
Segundo informou Túlio Fonseca, depois desse ?Dia de Alerta?, as ações de combate ao Aedes aegypti continuarão e serão intensificadas por parte da equipe de endemias da Secretaria de Saúde. O secretário contou que, nesta quinta-feira (4), o fumacê passou em alguns bairros da cidade, mas ressaltou que ele não é muito recomendável, por lançar o veneno UBV, por isso, o fumacê deve ser usado somente em casos mais específicos, como recomenda o Ministério da Saúde.
O ?Dia de Alerta? está sendo realizado simultaneamente nos sete municípios que fazem parte do Cinturão Regional de Combate à Dengue?, que são: Formiga, Córrego Fundo, Candeias, Campo Belo, Arcos, Pains e Pimenta.
O mutirão de limpeza segue até às 17h. Muito lixo já foi recolhido e está sendo levado para o Aterro Sanitário Areias Brancas. A cidade toda está mobilizada neste ?Dia de Alerta?, mas essa conscientização e as medidas tomadas para combater o mosquito da dengue precisam ser feitas no dia a dia. Espera-se a continuidade das ações tanto por parte da administração pública e, principalmente, por parte da população.

COMPATILHAR: