Por um erro médico, uma bebê de seis meses foi vacinada com um frasco inteiro do imunizante Pfizer contra a COVID-19, na cidade de Altinópolis, interior de São Paulo. A quantidade aplicada equivale a seis doses da vacina. No Brasil, a vacinação para crianças menores de cinco anos ainda não foi autorizada e o caso preocupou especialistas e profissionais de saúde.

De acordo com a família, a bebê deveria receber a vacina preventiva contra meningite, tétano, coqueluche e hepatite. À imprensa, a mãe afirmou que imediatamente a técnica de enfermagem, responsável pela aplicação das doses, reconheceu o erro e contatou a equipe médica e a vigilância sanitária. O caso ocorreu no dia 17 de janeiro. 

A criança foi internada  no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, onde permaneceu em observação por três dias. Segundo a mãe, a bebê apresentou inchaço na perna, febre e dor. Sem outras complicações médicas, recebeu alta e segue sob acompanhamento de profissionais de saúde em casa. 

Quanto ao erro da técnica de enfermagem, a mãe afirma não guardar rancor e elogiou a conduta da profissional em relatar imediatamente o ocorrido. 

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: