Mesmo com o Decreto 4318, que dispõe sobre a suspensão de eventos e medidas de prevenção contra a influenza A (H1N1), diversas festividades foram realizadas em Formiga, como o prêmio Mérito Lojista, da Acif e CDL; Seminário Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação e Esportes; eventos esportivos, como o Campeonato Amador, Ruralzão, Campeonato Mineiro IMEF no Campo do Vila e amistoso entre Seleção Mineira de Masters e o Vila Esporte Clube, além de outros eventos particulares e em bares da cidade.
O problema é que, pelo decreto, fica determinada a suspensão imediata de eventos, reuniões de público, em qualquer tipo de ambiente bem como, feiras esportivas, shows, eventos culturais, eventos esportivos, cinemas, boates e apresentações em bares e outros, o que não está sendo cumprido.
Pelo que se tem notícias, não foram feitas até o momento notificações. Funcionários da Secretaria de Fazenda fizeram o levantamento dos eventos marcados para o fim de semana passado e para os próximos dias e encaminhou ao Comitê Municipal de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) na última quinta-feira (10). Na sexta-feira (11), houve uma mudança no decreto, e a competência de notificar os organizadores de eventos passou do Comitê de Enfrentamento para a Secretaria de Fazenda. Mas, diante dos desencontros, a maioria dos eventos marcados para o fim de semana aconteceu normalmente. A população e organizadores de eventos questionam quais são os critérios adotados para o cancelamento dos eventos, já que muitas atividades foram mantidas?
Alguns organizadores, mesmo sem terem sido comunicados oficialmente, cancelaram os eventos por prevenção e de forma consciente, preocupados com a situação da nova gripe em Formiga. Mas as indagações têm sido muitas, como se pode ver até mesmo no nosso mural de recados..
A redação do portal Últimas Notícias e jornal Nova Imprensa entrou em contato na manhã desta segunda-feira (14) com os responsáveis pelo caso e perguntou: por que alguns eventos não foram cancelados?
O chefe de arrecadação da Prefeitura, Alcivander José da Silva (Vaninho Falcão), conta que a Secretaria de Fazenda ficou incumbida de comunicar ao Comitê Municipal de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) sobre os alvarás dos eventos. ?O Comitê faz uma avaliação do que pode ser realizado ou não e se o ambiente é propício para o evento? , explica.
A secretária de Saúde, Luiza Flora, ressalta que foi emitido um pedido para que fossem cancelados literalmente os eventos, principalmente aqueles realizados em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. ?Agora tem também a questão da consciência de quem vai né?, questiona.
Segundo a secretária, foi solicitado que os eventos e reuniões por ventura realizados fossem em ambientes livres. ?Aconselhamos as pessoas a darem prioridade para locais arejados, como palestras de escolas, por exemplo. Pedimos também para as gestantes esperarem 15 dias para retornaram aos trabalhos?, finaliza Luiza Flora.

Caso confirmado e morte suspeita por influenza A em Formiga
O primeiro caso da nova gripe já foi confirmado na cidade, conforme resultado que chegou na quinta-feira passada (10). Outros resultados de exames estão para chegar, o que pode confirmar novos casos da doença, já que muitas notificações foram feitas e pacientes monitorados. Além disso, existe uma morte por suspeita da nova gripe em Formiga, o material para exames foi colhido da paciente que teria falecido na sexta-feira (11).
Sobre o óbito da mulher por suspeita da nova gripe, Luiza Flora salienta que ainda está sendo feita uma investigação mais minuciosa. A paciente estava internada em Divinópolis e os resultados demoram a chegar. A secretária de Saúde conta que a paciente chegou a pegar o medicamento contra a influenza A em Formiga.
Em relação ao caso confirmado da doença na cidade, Luiza Flora comenta que a paciente completou o ciclo da doença normalmente. Ela foi monitorada, passa bem e já está em casa.

COMPATILHAR: