As realidades de América, Atlético e Cruzeiro são bem diferentes neste momento do Campeonato Brasileiro, mas independentemente disso, os três entram em campo na noite desta quarta-feira (21) com o mesmo objetivo, que é vencer, pois os três pontos são fundamentais para o que cada um busca na competição. E se eles conseguirem isso, o futebol mineiro estará alcançando a sua primeira trinca de vitórias nesta edição da Série A.

A tarefa não é fácil, principalmente para o América, que com uma vitória tem grandes chances de deixar a zona de rebaixamento, mas encara o líder Palmeiras, que pode conquistar o título esta noite. O confronto entre eles será às 21h45, no Allianz Parque, em São Paulo.

Outro grande desafio encara o Atlético, que mais cedo, às 19h30, enfrenta o terceiro colocado Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, precisando pelo menos de um empate para se manter dentro do G-6 do Brasileirão.

O Colorado ainda sonha com o título, embora suas chances sejam remotas, mas precisa defender a permanência entre os quatro primeiros colocados para ir diretamente à fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem.

O Cruzeiro é o único a jogar em casa e pelo menos com base na tabela de classificação tem o jogo mais fácil entre os três mineiros, pois às 21h45 recebe, no Mineirão, o vice-lanterna Vitória, que ficará muito próximo da Série B em caso de derrota.

Histórico

Como em seis das 35 rodadas já disputadas no Campeonato Brasileiro deste ano tivemos um clássico mineiro sendo jogado, em 29 delas os três rivais enfrentaram clubes de outros estados e nunca saíram de campo com os três pontos ao mesmo tempo.

Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, é a terceira edição da Série A que conta com América, Atlético e Cruzeiro (as outras duas foram 2011 e 2016).

Descontando os clássicos entre eles chegamos a 93 rodadas e apenas em uma delas os três mineiros venceram seus jogos.

Isso aconteceu na 32ª rodada de 2016, quando o Cruzeiro fez 1 a 0 no Vitória, no Barradão, em Salvador, o Atlético goleou o Figueirense por 3 a 0, no Independência, e no mesmo local, mas no dia seguinte, o América fez 1 a 0 no Atlético-PR.

Fracasso

No turno, os mineiros saíram de campo sem vitória e com apenas dois pontos nos três confrontos com os times que enfrentam hoje, mas com o mando de campo invertido.

No Independência, o América ficou no 0 a 0 com o Palmeiras, na estreia de Felipão, e o Atlético, no dia seguinte, perdeu para o Internacional por 1 a 0. Em Salvador, Cruzeiro e Vitória empataram por 1 a 1.

 

 

Imprimir

Fonte:

Hoje em Dia