O serviço que permite trocar de operadora sem mudar o número do telefone fixo ou celular terá seu prazo máximo reduzido de cinco para três dias a partir do próximo dia 12. O serviço de portabilidade numérica completou um ano de implantação plena na última terça-feira (2), com mudanças.
Disponível em todo o país, a portabilidade numérica permite que um usuário de telefone fixo ou celular mantenha seu número ao mudar de operadora. Os últimos prefixos DDDs a contarem com a portabilidade, há exatamente um ano, foram 53, 64, 66, 91 e 11.
A redução do prazo já era prevista pelo Regulamento Geral de Portabilidade, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O serviço entrou em vigor em etapas. A primeira fase, iniciada em 1.º de setembro de 2008, atendeu a 8 DDDs.
Segundo a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), desde o surgimento do serviço já foram feitas 4,65 milhões de migrações de número. Desse número, 3,09 milhões foram de celulares e 1,56 milhão, de telefones fixos

COMPATILHAR: