Um curso de capacitação para jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla está sendo realizado no Centro Universitário de Formiga. O intuito desse projeto é preparar os participantes para o mercado de trabalho.

Ao todo, 10 alunos fazem parte dessa iniciativa de formação e consciência social desenvolvida pela Fuom (Fundação Educacional Comunitária Formiguense), a fim de preparar pessoas com deficiência para serem inseridas em atividades profissionais.

O Projeto de Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla foi elaborado por meio de uma parceria entre o Centro Universitário de Formiga e a Apae. A área definida é de Serviço de Conservação, Manutenção e Limpeza, para capacitar os alunos para atuarem no cargo de auxiliar de limpeza.

Antes do início do curso de capacitação, os instrutores passaram por um treinamento com aulas teóricas e práticas no Unifor-MG e na Apae de Formiga, com orientações sobre as dificuldades que poderiam ser encontradas durante as aulas.

O curso conta com cinco módulos, realizados nas manhãs de sábado nas dependências do Unifor-MG. O início da capacitação foi no dia 14 de setembro e o término está previsto para o dia 30 deste mês. Em cada módulo, os monitores trabalham um tema relacionado ao trabalho.

Durante os módulos, estão sendo abordados os seguintes temas: segurança, higiene, saúde, direitos humanos, preparação profissional e relação interpessoal, documentos essenciais do trabalhador, noções sobre legislação trabalhista e identificação de materiais e instrumentos de limpeza em geral.

No dia 30 de novembro, será feita a entrega dos diplomas, além de uma confraternização entre os participantes e instrutores. A partir daí, os novos profissionais, devidamente capacitados, já podem ser contratados pelas empresas.

A secretária acadêmica do Unifor-MG, Rosângela Arantes Chaves, uma das instrutoras do curso de capacitação, enfatiza a importância de preparar os portadores de deficiência para a vida profissional. ?Para essa capacitação, nós nos preparamos desde o mês de agosto para estarmos com os alunos em sala de aula. Para mim, particularmente, é uma grande alegria, porque a gente percebe que todos nós somos iguais. A gente vê neles a vontade de fazer parte do mercado de trabalho, uma vez que, hoje, está sendo dada a oportunidade de as empresas contratarem essas pessoas. Para nós, que estamos fazendo frente dessa preparação, acredito que todos nós temos esse intuito de mostrar um pouco daquilo que a gente sabe para que eles possam estar, o mais rápido possível, no mercado de trabalho?. Segundo ela, ao final do curso, os participantes estarão devidamente preparados para trabalhar.

COMPATILHAR: