Desde as primeiras horas do dia, o posto de vacinação contra a Covid-19 no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus, apresenta uma grande movimentação de pessoas nesta segunda-feira (1°). A partir desta semana, a prefeitura iniciou a vacinação de idosos entre 65 a 69 anos em seis postos diferentes na cidade.

O aposentado Francisco Teixeira, de 69 anos, criticou a grande quantidade de pessoas que se concentraram no Centro de Convivência e o risco de contaminação com a aglomeração de pessoas. Segundo ele, a prefeitura deveria abrir mais pontos de vacina para ajudar a distribuir a população, ou fazer a vacinação em casa.

“Eu cheguei aqui 8h. Uma pessoa como eu, passei um ano em casa. Dizem que tem vacina, eu venho e parece que tem umas três pessoas vacinando. Porque não colocam mais e acabam com essa aglomeração de gente idosa por aqui?! Passei um ano em casa, venho tomar vacina, chego aqui e tenho que ficar na aglomeração”, criticou Teixeira.

O aposentado Arnaldo de Barros, de 69 anos, foi o primeiro a ser vacinado no Centro de Convivência. Ele contou que chegou ao local por volta de 7h e afirmou que o momento trouxe uma sensação de vitória.

“Depois de um ano, conseguimos a vacina. Foi tudo para mim. Eu aprendi muitas coisas durante esse período, como manter o distanciamento e procurar me precaver. A saúde da gente é mais importante que qualquer outra coisa. Meus filhos tiveram Covid e conseguiram vencer. Eu não peguei, graças a Deus, e hoje estou aqui tomando a vacina. É uma sensação de vitória”, disse.

Para o prefeito de Manaus, David Almeida, o grande número de pessoas deve acontecer sempre no início dos dias de vacinação. Segundo ele, a grande movimentação de pessoas acontece porque os idosos costumam vir acompanhados de parentes.

“Sempre vai ter, no início da manhã, essa aglomeração até porque os idosos vem acompanhados de uma ou duas pessoas. Aqui é um ponto que nós não temos o drive-thru em função de precisarmos sair do Shopping Phelippe Dao, por ser um centro comercial e pudesse ter as atividades do comércio. Sempre aqui vai ter essa aglomeração, porém, no decorrer do dia, teremos a diminuição das pessoas”, disse o prefeito.

O planejamento da Semsa é vacinar essa faixa etária em uma semana e, na semana seguinte, dar início à vacinação dos que têm entre 60 e 64 anos. Os dois grupos fazem parte das populações prioritárias do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Fonte: G1

COMPATILHAR: