No dia 30 deste mês, Formiga receberá um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemonúcleo de Divinópolis para captação de sangue. No total, serão captadas 120 bolsas de sangue, ou seja, 120 pessoas poderão fazer a doação.
O Hemonúcleo fornecerá todo o material para a captação como as bolsas de sangue e as cadeiras. A captação será feita em um imóvel localizado à rua Teixeira Soares, nº 150, onde funcionava, na gestão passada, a Secretaria de Desenvolvimento Humano.
A captação de sangue será das 8h às 13h. A iniciativa partiu do Rotary de Formiga e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa e Hemonúcleo de Divinópolis.
De acordo com o presidente do Rotary, Sidney Ferreira, há mais de um ano ele enviou ofício à unidade, solicitando essa ação em Formiga. ?Tivemos várias reuniões com esse pessoal para que essa captação fosse feita aqui. Além dessa equipe de Divinópolis, teremos voluntários de Formiga como médico, enfermeiros e agentes de saúde que estão abraçando a causa?.
Uma equipe do Hemonúcleo esteve em Formiga, na segunda-feira (15), e aprovou o local escolhido. ?A disponibilização deste imóvel foi um acordo feito entre a Prefeitura e a Santa Casa. O local pertence ao Asilo e é amplo para esse tipo de serviço?, explicou Sidney.
A captadora de doadores de sangue e de medula da Santa Casa de Caridade, Helena Oliveira, explica que a doação será por ordem de chegada. ?Os interessados devem levar a Carteira de Identidade. Serão apenas 120 pessoas. Podem doar também, as pessoas com deficiência e acima de 60 anos, que já são doadores. Não é preciso que a pessoa esteja em jejum, ela deve estar bem alimentada e ter dormido bem na noite anterior?.
Helena Oliveira contou ainda que cartazes serão afixados em vários pontos da cidade explicando sobre os procedimentos da campanha. ?Há muita procura por sangue na Santa Casa. Temos muitas transfusões de sangue. Tivemos aumentos nos leitos de UTI, UTI NeoNatal, além da hemodiálise e das cirurgias ortopédicas?, concluiu.

print
Comentários