Uma audiência pública promovida entre a comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e várias autoridades de Formiga, ocorreu na quarta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal. Um dos motivos do encontro foi debater meios para incluir a região do Lago de Furnas, nos investimentos que deverão ser feitos pelos governos estadual e federal em razão da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Fizeram parte da mesa, o deputado estadual, Fábio Avelar/PSC; o deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, Alencar da Silveira Júnior/PDT; o prefeito Aluísio Veloso/PT; os vereadores, Mauro César/PMDB, Gonçalo Faria/PSB e Edmar Ferreira/PT; o presidente da Associação Comercial, Industrial, de serviços e Agronegócios de Formiga (Acif), Remaclo Couto; o secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Fausto Costa; o proprietário do Furnaspark Resort, Paulo Alves; a representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Rosina Helena de Castro; o tenente da 13ª Companhia Independente de Minas Gerais, Lúcio Marcos da silva; o gestor do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, Danilo Garcia, e o ex-prefeito, Juarez Carvalho. O debate contou ainda com a participação da TV Assembleia, Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa, de outras autoridades e do público em geral.
O deputado estadual, Alencar da Silveira Júnior ressaltou a importância do potencial turístico do Lago de Furnas no Estado. ?Quando se fala em Copa do Mundo 2014, mesmo estando longe ainda, nós temos que lembrar que Minas Gerais já vem trabalhando pra isso. A Comissão de Turismo da Assembleia vem descobrindo os potenciais turísticos de toda a região, e aqui, temos que discutir esse potencial, que não é só de Formiga, mas de toda a região?, contou.
Durante o encontro, o deputado Fábio Avelar, autor do requerimento para a realização do debate, ressaltou que essa é a 8ª audiência pública que os parlamentares participam para tratar sobre o assunto. ?Conversando com vários vereadores de Formiga, achamos de fundamental importância que tivesse uma audiência aqui na cidade, para debater essa questão e fazer um melhor planejamento. É importante que o turista conheça as nossas potencialidades turísticas. A Copa do Mundo de 2014 nos dá essa oportunidade de prepararmos durante quatro anos o nosso Estado para receber turistas de todo o mundo?.
Fábio Avelar ressaltou a oportunidade para criar as bases do desenvolvimento do turismo no Estado. ?Não podemos deixar passar essa oportunidade. Formiga já é conhecida na área do turismo. É importante que o turista saiba de uma maneira mais detalhada, qual é o planejamento da cidade de Formiga para esse evento, o que ela pensa, o que ela pode oferecer, quais são as suas necessidades e a partir daí então, buscar de uma maneira conjunta um planejamento, envolvendo o município, o Estado e a União; sabemos que o desafio é muito grande e estamos aqui para dar sequência aquilo que for tratado aqui hoje?, disse o deputado.
O prefeito Aluísio Veloso destacou que Formiga tem um diferencial dos outros municípios. ?Temos um potencial forte para pleitear uma delegação da Copa do Mundo de 2014 em Formiga, que é o nosso Lago de Furnas. Nesse evento, em que ele possa ser apresentado a Minas Gerais, como um grande potencial turístico para a nossa região. Outro tema favorável é a nossa proximidade com Belo Horizonte: estamos há 200 quilômetros da capital mineira. Temos ainda diversas classes representativas como a Alago, o Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, as nossas agências de viagens, a CDL, a Acif, o Poder Público, os nossos empresários do ramo turístico, os nossos balneários, tudo isso facilita o potencial para que possamos pleitear esses nossos desejos?.
Aluísio Veloso destacou ainda a infraestrutura da cidade. ?Temos as margens do Lago de Furnas, as instituições de ensino, o artesanato, o Corpo de Bombeiros, enfim, temos um potencial que nos permite participarmos e trazer para Formiga uma das delegações. O Poder Público se esforça e coloca à disposição para atender esse objetivo. Outro aspecto é o nosso aeroporto, que há cinco anos estamos lutando para a revitalização e a modernização?, disse o prefeito.
O vereador Gonçalo Faria/PSB ressaltou a condição de Formiga ter uma audiência pública para debater um assunto tão importante. ?Eu acredito que essa reunião seja o primeiro passo. Estivemos por duas vezes com o governador Antônio Anastasia para a entrega do projeto do nosso aeroporto, acompanhando e cobrando para que isso aconteça. Se vai haver um investimento tão grande em nível de Copa do mundo, espero que nossa cidade consiga captar algum recurso, inclusive na parte de investimento?, contou.
Fausto Costa, representante da Alago também falou sobre a importância da audiência pública e do desenvolvimento do turismo na região do Lago de Furnas. ?Isso pra nós é muito importante, pois nós temos a satisfação de ter Formiga como o portal de entrada do Lago de Furnas, isso repito, é muito importante, uma região linda como essa do Lago de Furnas tem sim, que explorar esse potencial. Temos ai várias ações importantíssimas que foram faladas aqui, como o aeroporto, que é primordial. Estamos trabalhando também na questão do saneamento básico. Em nome da Alago, estamos elaborando projetos para o tratamento de esgoto no balneário de Pontevila e Furnastur, isso também é muito importante para destacarmos o Lago de Furnas como um dos maiores pontos turísticos da América Latina?, explicou.
O presidente da Acif, Remaclo Couto destacou a importância do debate e disse ainda que Formiga não pode somente pleitear recursos. ?O município também deve exigir. Precisamos de mais investimentos e recursos. Não desejamos que o Lago de Furnas seja apenas um potencial turístico, mas ser de fato, um agregador de valor na renda do município, com investimentos. Temos no município grandes empreendedores. Esse encontro é o primeiro passo, mas que não ficasse só nisso, é importante que já criássemos um cronograma. Que Formiga tenha uma estrutura necessária para que possamos absorver esses investimentos?.
O deputado Alencar da Silveira ressaltou durante a reunião que a audiência é justamente para ouvir os representantes de Formiga. ?Por meio das indicações, nós estaremos levando, solicitando e depois o retorno será dado. Não somos nós que vamos chegar aqui e dizer que vocês vão trabalhar desta ou daquela forma. Quem tem que solicitar é os senhores da região. O intuito é ver a necessidade local?.
Paulo Alves contou que ?há muitos anos somos cobrados, pois as pessoas discutem o que poderia fazer para a cidade. Formiga é muito conhecida pelos brasileiros. O Furnaspark Resort já é uma realidade na região. Em agosto estaremos mostrando o resort, estaremos com as nossas portas abertas. Já entramos em contato com a Fifa para recebermos alguma delegação e em setembro seremos inspecionados pela federação?., O proprietário do hotel mostrou por meio de slides, as instalações da obra construída em 360 mil metros quadrados.
O tenente Lúcio também fez uso da palavra e destacou o apoio que a Assembleia tem dado a Polícia Militar. ?Estamos contando com mais militares em nossos postos e trabalhando em conjunto com a Polícia Civil. Formiga está atingindo um menor índice de criminalidade, oferecendo mais segurança aos turistas?.
Questionamentos
Após as explanações dos presentes da mesa, o público presente fez questionamentos e reivindicou melhorias para Formiga e para o Lago de Furnas. O secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho argumentou que há 32 anos tem discutido o mesmo assunto. ?Digo que posso fazer uma análise do passado e do que virá pra frente. Acho que nós erramos até agora em duas coisas básicas; falta de planejamento e uma agregação de todas as forças, o que vocês estão tentando hoje aqui. Nós precisamos realmente nos unir, pois essa nossa região aqui está ficando para trás. Ta faltando liderança nossa mesmo, para ter força no Estado?.
Paulo Coelho contou que na região do Lago de Furnas ainda não há telefonia fixa. ?Temos um hotel cinco estrelas, mais de mil residências no local e ainda não temos uma resposta. Nós estamos até fazendo ?vaquinha? para tentar levar asfalto. O Estado tem que entrar pra valer e nós temos que cobrar sim, a hora é agora. Temos ainda a questão da segurança e do saneamento no local. É preciso ?casar? os interesses. A questão do aeroporto, na minha opinião, ele deveria estar não é aqui mais não, seria lá em Furnas. É naquela região que deveríamos construir o aeroporto, levando os turistas para lá?, ressaltou o secretário.
Na ocasião, o chefe de gabinete, Sheldon Almeida contou que o Poder Público Municipal vive de ?pires na mão?. ?Não temos recursos para fazermos as obras de infraestrutura tão necessárias para que nós aproveitemos esse grande potencial turístico que Furnas nos proporcionou. É necessário o apoio sim, do governo do Estado e da União. É necessário sim um policiamento naquele local. Uma patrulha rural ainda é insuficiente. Então, levem a nossa cobrança junto ao governo do Estado. É importante que venha uma unidade policial para aquela região. A Prefeitura tem projetos de infraestrutura para aquela região, precisamos que o governo repasse para nós, por meio de convênios. Precisamos sim do apoio de vocês lá na Assembleia Legislativa. A Prefeitura não tem recursos necessários para fazer investimentos naquela região, a realidade é essa. É necessário que a gente saia daqui com algumas soluções para aquela região, as cobranças estão ai?.
O advogado José Mozar Arantes falou da importância do Lago de Furnas para a região. ?A Faculdade de Turismo em Formiga foi fechada e fechar uma Faculdade de Turismo que era a segunda de Minas fica complicado falar de turismo. A nossa indústria é o turismo. O lago tem 450 quilômetros. Vocês que têm o poder do Estado nas mãos, é que devem mostrar essa região para o Brasil. O Lago de Furnas não é só de Formiga, é preciso que coloquem isso na cabeça, é um lago de Minas Gerais?, disse.
Na oportunidade, José Afonso Alencar, presidente do Clube Náutico destacou a importância do saneamento na região. ?O Lago de Furnas precisa com urgência do saneamento, caso contrário, iremos jogar fora toda uma riqueza ali encontrada, o subsolo já está contaminado e isso é muito grave. As pessoas não estão pensando no futuro não?.
Outro aspecto que José Afonso frisou foi o trabalho da Cemig no local. ?A Cemig está ?pisando na bola? e ela é estatal. No Carnaval deste ano, mais de 15 mil pessoas ficaram no escuro. Temos que dar mais destaque a segurança, a energia e a comunicação naquele local. Temos que fazer o dever de casa e para a Copa do Mundo de 2014 tem que haver um planejamento naquela área. Já são 30 anos de sofrimento?, contou.
O prefeito Aluísio Veloso falou ainda sobre o investimento em melhorias na BR-354 que liga Perdões a Formiga e também a construção do aeroporto que atenderá não só Formiga como também as cidades da região como Pains, Iguatama, Córrego Fundo e Arcos.
Remaclo Couto contou que já houve algumas discussões a respeito da instalação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) um hotel escola naquela região. ?A criação de um hotel escola lá no Lago de Furnas, eu tenho certeza que ajudaria muito na capacitação de jovens. Se realmente houver interesse político, isso será muito viável. Seria muito pertinente colocar este assunto na pauta de reivindicações junto ao senado?.
Requerimentos
Ao final da audiência, o deputado Fábio Avelar leu os pedidos de requerimentos resultantes do debate: a construção de um hotel escola no local, uma patrulha rural, melhorias na BR-354, melhorias na infraestrutura do aeroporto, melhor serviço de telefonia fixa e móvel, criação de um batalhão da Polícia Militar e solução para a falta de energia naquela região.

COMPATILHAR: