A estudante Sâmara Raine, 18 anos, pagou as primeiras mensalidades da faculdade de educação física com o dinheiro que recebeu do Programa Poupança Jovem. Ela faz parte dos mais de dois mil jovens formados, em 2009, pelo programa e manda um recado aos ?calouros?. ?Aproveitem tudo o que o Poupança Jovem oferece, porque lá na frente o programa vai contribuir de forma significativa na formação pessoal e profissional. O mais importante não é a questão financeira, mas sim a social?, ressaltou.
Em março de 2011, cerca de seis mil estudantes que concluírem o ensino médio devem receber a poupança de R$ 3 mil. E aproximadamente novos 20 mil alunos devem ser beneficiados. ?O Poupança Jovem se consolidou como uma política pública capaz de fomentar o protagonismo juvenil e induzir nos jovens a permanência na escola e a conclusão do ensino médio?, destacou a coordenadora do programa, Roberta Kfuri.
Atualmente o programa atende cerca de 50 mil alunos das escolas estaduais dos municípios de Esmeraldas, Governador Valadares, Ibirité, Ribeirão das Neves, Juiz de Fora, Montes Claros, Sabará e Teófilo Otoni. A previsão para 2011 é que o programa alcance 65 mil jovens atendidos.
Segundo a coordenadora do Programa Poupança Jovem, a idéia para o ano de 2011 é acompanhar a inserção dos estudantes, que terminarem o ensino médio, no mercado de trabalho.

O programa
Criado em 2007 e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o programa é destinado a estudantes do ensino médio público estadual que residem em municípios com alto índice de evasão escolar, violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Ao longo dos anos de formação do ensino médio, os estudantes têm o rendimento escolar acompanhado e participam de atividades extracurriculares, oferecidas pelo Programa Poupança Jovem, como cursos de capacitação profissional, inclusão digital, entre outras. Ao final dos três anos, os jovens que concluírem o ensino médio e cumprir todas as metas e obrigações estipuladas pelo programa, recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil.

COMPATILHAR: