A obra da Praça do PEC, atualmente chamada de Praça dos CEUS (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Novo Horizonte, está prevista para ser concluída em maio. Trata-se de um equipamento público estruturado para integrar ações e serviços culturais, práticas esportivas, lazer, formação e qualificação profissional para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, prevenção à violência e inclusão digital.
O recurso federal é no valor de R$ 1.306.684. Fazem parte do projeto arquitetônico: dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer; Cras (Centro de Referência de Assistência Social); salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada para uso da comunidade formiguense.
O objetivo da obra é a promoção da cidadania e a redução da pobreza nos territórios onde está sendo construída. É de responsabilidade do município, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Humano e de Cultura, fomentar ações de mobilização social ao longo da implantação da praça. Com isso, busca-se envolver a comunidade na futura gestão do equipamento, tendo como meta a formação de um grupo gestor formado entre governo e comunidade.
Até o momento, já foram realizadas quatro oficinas com a comunidade local. A partir de fevereiro, serão retomadas tais oficinas. Elas ocorrem no Centro Comunitário da Comunidade do Alto do Pequi. O horário e o dia serão amplamente divulgados, visando à participação da comunidade no processo de implantação da praça.
A obra teve início na gestão passada. Em maio de 2011, o então prefeito Aluísio Veloso e o ex-secretário de Desenvolvimento Humano, Luís Carlos estiveram em Brasília, juntamente com representantes de todas as cidades, que foram contempladas com a obra.
O objetivo da reunião foi informar os municípios dos procedimentos técnicos e operacionais para a contratação e execução do projeto.

COMPATILHAR: