O prazo de cadastramento para votar em trânsito termina no dia 15 de agosto e a inscrição pode ser feita em qualquer cartório eleitoral do país.
Até na última segunda-feira (26), 164 eleitores se inscreveram para votar em trânsito nas seções que serão instaladas em Belo Horizonte, no primeiro turno das eleições para presidente e vice-presidente da República. O número de inscrições é o mesmo (164) no caso de haver segundo turno. Na capital mineira, haverá seções para recebimento de voto em trânsito, no dia 3 de outubro, no Minascentro, na avenida Augusto de Lima com rua Curitiba (Centro). Em caso de segundo turno para presidente e vice-presidente da República, haverá seções no mesmo local no dia 31 de outubro.
Ao solicitar a habilitação nos cartórios para votar em trânsito, o eleitor já deve indicar a capital do Estado onde estará presente no dia da eleição, apontando ainda em qual turno deseja votar em trânsito ou se pretende fazê-lo nos dois turnos. A habilitação para votar em trânsito somente será admitida para os eleitores que estiverem com suas obrigações eleitorais em dia.
O eleitor que se habilitar para votar em trânsito terá seu nome excluído da urna eletrônica de sua seção de origem, passando a constar, exclusivamente, na urna das seções especiais instaladas para este fim. O inscrito que não comparecer à seção para votar em trânsito no dia da eleição é considerado faltoso e deverá justificar a sua ausência em qualquer mesa que receba justificativas, inclusive no seu domicílio eleitoral de origem.
Caso o eleitor queira alterar a capital onde votará em trânsito ou mesmo cancelar essa habilitação, será possível procurar o cartório eleitoral para essa alteração de dados também só até 15 de agosto. Em Belo Horizonte, os cartórios funcionam de 8h às 17h, de 12h às 18h (à exceção das quartas-feiras, quando o horário é de 10h às 16h).
Mais informações: (31) 3291-0004 (Disque-Eleitor do TRE-MG).

COMPATILHAR: