O prazo de inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção 2011, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG), antigo Cefet, termina nesta sexta-feira (26). São mais de 3 mil vagas distribuídas entre os 21 cursos técnicos e 16 superiores, oferecidos nos campi de Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves e São João Evangelista.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet (www.ifmg.edu.br/vestibular). Serão disponibilizados espaços físicos nos próprios campi para a realização da inscrição virtual. A taxa é de R$ 50 para os candidatos de nível técnico e de R$ 70 para os de nível superior. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição apela Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência credenciada. O pagamento será feito em dinheiro ou débito em conta corrente até o dia 26 de novembro. O comprovante definitivo de inscrição poderá ser consultado no período de 10 a 13 de dezembro.
As provas serão realizadas nos dias 18 e 19 de dezembro e serão aplicadas nas cidades de Bambuí, Betim, Bom Despacho, Cachoeira do Campo, Capelinha, Congonhas, Diamantina, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itamarandiba, Lavras, Mariana, Novo Cruzeiro, Oliveira, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves e São João Evangelista.

Enem 2009
O IFMG aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do Enem 2009 ou 2010 para substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular e Exame de Seleção 2011 para acesso aos cursos superiores. O candidato que indicar, durante a sua inscrição, o desejo de utilizar a nota do Enem 2009, 2010 ou ambas terá computada, para fins de classificação, a maior nota obtida na prova de conhecimentos entre as três avaliações. A utilização da nota do Enem 2010 só será efetivada caso seja disponibilizada pelo MEC até o dia 7 de janeiro de 2011. Em hipótese alguma será utilizada a nota da redação do Enem 2009 ou 2010.

Os cursos
Em Formiga, os candidatos aos cursos de nível superior podem escolher entre bacharelado em engenharia elétrica, licenciatura em matemática e tecnologia em gestão financeira. Também será ofertado o curso técnico em Informática.
Em Bambuí os candidatos poderão optar pelos cursos superiores de bacharelado em engenharia de produção, zootecnia, administração, tecnologia em alimentos, Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e licenciatura em física. Os cursos técnicos são os seguintes: agricultura e zootecnia, gerência de saúde, informática, eventos, manutenção automotiva, meio ambiente, açúcar e álcool, manutenção e suporte em informática e comércio.
O campus de Congonhas oferece os cursos técnicos em mecânica, edificações, mineração, manutenção e suporte em informática, além dos cursos superiores de engenharia de produção (bacharelado) e física (licenciatura).
Em Governador Valadares há vagas para os cursos de bacharelado em engenharia de produção e tecnologia em gestão ambiental, além dos cursos técnicos, modalidade integrado, em segurança do trabalho e em meio ambiente e curso técnico, modalidade subsequente em segurança do trabalho.
Para Ouro Preto, o IFMG oferece as licenciaturas em geografia e física, além do curso de tecnologia em conservação e restauro, mineração, metalurgia, edificações, automação industrial, joalheria, manutenção e suporte em informática, segurança do trabalho e meio ambiente são as opções da área técnica.
Em São João Evangelista há vagas para os cursos técnicos em agropecuária, manutenção e suporte em informática, meio ambiente, nutrição e dietética; e para os cursos superiores de agronomia (bacharelado), sistemas de informação (bacharelado), matemática (licenciatura) e tecnologia em silvicultura.

COMPATILHAR: