Famílias com crianças e adolescentes inscritos na rede estadual de educação de Minas Gerais têm até esta terça-feira (3) para garantir a renovação de matrícula para o próximo ano letivo. O prazo inicialmente se encerraria na sexta-feira (30), mas acabou prorrogado, e a rematrícula acontece de forma online.

Pais ou responsáveis que não têm acesso à internet também têm até hoje para procurar as escolas em que as crianças ou adolescentes estão matriculados para demonstrar interesse em manter a continuidade de estudos para o próximo ano. Aqueles que pretendem trocar os filhos de instituição ou colocá-los na rede estadual terão que esperar o cadastramento escolar, estimado para acontecer agora em novembro, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).

A renovação da matrícula acontece pela internet – através deste site – e só poderá ser feita por pais e responsáveis, ou pelos próprios alunos que têm mais de 18 anos. Após acessar o site, é necessário inserir o número da matrícula no campo para login, e a data de nascimento da criança ou do adolescente com dia, mês e ano no espaço destinado à colocação da senha. Estudantes que não têm ou não se lembram do número de matrícula poderão solicitá-lo clicando em “recuperar número de matrícula do aluno”, para que o próprio sistema solicite a identificação à escola em que a criança está matriculada.

Concluído o procedimento de renovação de matrícula, o site entregará a pais ou responsáveis um comprovante que poderá ser impresso ou salvo no computador. Famílias que estiverem com dúvidas no passo-a-passo da rematrícula podem consultar um guia feito pela SEE-MG e que contém as orientações necessárias (clique aqui para acessá-lo).

O processo de renovação começou há cerca de um mês, em 9 de outubro, e terminará sem outra prorrogação nesta terça-feira. Pais ou responsáveis que não têm acesso à internet precisam procurar as escolas em que suas crianças e adolescentes estão matriculados, por meio de telefone ou aplicativo de mensagens, para manifestar à direção o desejo de continuidade de estudos na escola em que o cadastro já existe.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: