Pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira, 6, mostra que, no cenário mais provável para as eleições de outubro, a presidente Dilma Rousseff (PT) caiu de 37% das intenções de voto em maio para 34% neste início de junho. Desde fevereiro, a presidente já caiu dez pontos porcentuais. No mesmo período, no entanto, o pré-candidato do PSDB à presidência, senador Aécio Neves, também apresentou queda, de 20% para 19%. O pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, oscilou de 11% para 7%. Brancos e nulos somam 17% (ante 16% em maio) e indecisos, 13% (8%).
Nesse cenário, que inclui as candidaturas de partidos nanicos, o pastor Everaldo (PSC) aparece com 4% (ante 3% em maio). José Maria (PSTU) tem 1%, Denise Abreu (PEN), 1%, Eduardo Jorge (PV), 1%. No levantamento de maio, cada um tinha 1% de intenção de voto. Magno Malta (PR), que não havia sido incluído nas sondagens anteriores, soma 2% das intenções. Mauro Iasi (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC) e Randolfo Rodrigues (PSOL) não pontuaram.

Segundo turno

Nos cenários para o segundo turno, Dilma ganharia de Aécio de 46% contra 38%. Em maio, o placar era de 47% da petista contra 36% do tucano.
Quando o adversário é o pessebista Eduardo Campos, Dilma venceria de 47% contra 32%. Em maio, esse cenário apontava 49% para a atual presidente contra 32% do ex-governador de Pernambuco.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição da presidente Dilma Rousseff é de 35%, mesmo nível em relação ao levantamento anterior. Aécio Neves e Eduardo Campos tem 29% de rejeição, ante 31% e 33%, respectivamente, na pesquisa anterior.

Influência

O Datafolha também mediu as personalidades mais influentes na eleição de outubro. O ex-presidente Lula continua liderando. Atualmente, 36% dos entrevistados afirmam que com certeza votariam em um candidato indicado por ele. Na segunda posição, aparece o atual presidente do STF, Joaquim Barbosa, com 26%.

Desejo de mudança

A pesquisa também perguntou sobre o desejo de mudança dos brasileiros. Neste levantamento, 74% dos eleitores manifestam desejo de que as ações do próximo presidente sejam na maior parte diferentes das ações do atual ocupante do cargo (ante 74% em maio). Já 21% desejam que as ações do governante sejam iguais (ante 22% na pesquisa anterior). Entre os nomes apresentados pelo Datafolha, Lula é visto como o mais preparado para realizar as mudanças no Brasil, com 35%. Depois, aparece Aécio com 21%; Dilma com 16% e Campos, 9%.
O levantamento do Datafolha foi feito entre 3 e 5 de junho com 4337 pessoas em 207 municípios do país. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00144/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

Agência Estado

COMPATILHAR: