Com a crise internacional, sobrou carne no mercado brasileiro e os preços caíram em média quase 6%. Assim, consumidor aumenta o consumo de carne de boi, normalmente mais cara.

A crise econômica mundial está deixando as refeições dos brasileiros mais nutritivas. O preço ajudou e o cardápio anda mais rico e saboroso. De janeiro a julho deste ano, enquanto o peixe e o frango ficaram mais caros, a carne baixou 5,83%. E o melhor, os cortes de primeira estão ainda mais baratos. Alcatra e contrafilé, quase 10% a menos.

O preço da picanha ficou mais barato cerca de 15%. Assim, carne já não é mais artigo de luxo na listinha do supermercado. A explicação para esse corte vem lá de fora. Por causa da crise econômica, países que costumam comprar carne do Brasil reduziram os pedidos. A opção para os frigoríficos foi abastecer as prateleiras do mercado interno. Melhor para os consumidores. Mais oferta, o preço cai.
?Ao longo do ano e no começo do ano que vem, a carne não vai ter nenhum movimento de alta. Então, ninguém precisa sair correndo para estocar, nem comer todo o churrasco que não comeu. Dá pra aproveitar bem, saborear com calma?, explicou o economista da FGV Salomão Quadros.

COMPATILHAR: