O prefeito de Santo Antônio do Monte, Edmilson Aparecido da Costa (PSDB), emitiu um comunicado na página oficial da Prefeitura em rede social nesta quarta-feira (5) pedindo que os moradores da cidade adiem o pagamento antecipado do IPVA 2019.

“Essa iniciativa ajudará nas receitas da nossa cidade, pois é público e notório que infelizmente, o atual Governo do Estado de Minas Gerais, que terá seu mandato encerrado em 31 de dezembro, está retendo as receitas de todos os municípios do Estado”, declarou em nota.

Para o Executivo, antecipar o IPVA, cuja tabela 2019 foi divulgada pelo governo mineiro nesta terça-feira (4), é correr o risco de deixar que mais recursos fiquem retidos no cofre estadual.

Foto: Reprodução/Facebook/Prefeitura de Santo Antônio do Monte

A Prefeitura ainda diz que, mesmo deixando a antecipação para janeiro, “não haverá qualquer prejuízo aos proprietários, uma vez que o desconto de 3% para pagamento à vista é válido até o vencimento da 1ª parcela, que ocorrerá entre as datas de 10 a 15 de janeiro de 2019”.

Em nota, o Governo de Minas disse que “está em processo de discussão com os municípios para firmar um acordo judicial que irá possibilitar os repasses dos valores devidos”.

Crise

A dívida do Estado com os municípios tem sido motivo de discussão e disputas judiciais entre os órgãos neste ano. De acordo com o último levantamento da Associação Mineira dos Municípios (AMM), realizado no dia 17 de outubro, a dívida atual está em R$ 9,4 bilhões.

O Governo de Minas tem dito que busca formas de negociar e pagar o valor para as prefeituras.

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: