A forte chuva que caiu na madrugada de quarta-feira (7) em Formiga provocou vários estragos em ruas e residências da cidade. Uma casa desmoronou na rua Agente Francisco Cruz, no bairro Sagrado Coração de Jesus, e uma cratera se formou na rua Professora Isis Maria Pereira, no bairro Bela Vista.
O prefeito Aluísio Veloso/PT assinou um decreto declarando situação de emergência no município. Tal situação de anormalidade é válida apenas para as áreas comprovadamente afetadas pelo desastre.
Ainda de acordo com estimativa da Defesa Civil, 100 pessoas estão desalojadas e destas, três ficaram levemente feridas. Quarenta residências foram danificadas e uma foi completamente destruída.
Com a declaração de situação de emergência, o Executivo poderá contratar serviços sem licitação, o que agilizará as obras de recuperação, além de receber auxílio do Estado e da União.
A Prefeitura já está estudando os projetos para recuperação das vias e pontes afetadas pela chuva. Na rua Agente Francisco Cruz deverá ser colocado um tubo ármico com 4.20m de diâmetro, para ampliar a passagem da água. Além disso, servidores municipais já iniciaram os trabalhos de limpeza desses locais.
Em entrevista ao portal Últimas Notícias e ao jornal Nova Imprensa, a secretária executiva da Defesa Civil de Formiga, Vera Moreira, falou sobre a chuva que ocasionou diversos estragos no município. ?A Cemig não nos forneceu quantos milímetros choveu. Eu pedi na quarta e na quinta-feira (8), era feriado em Divinópolis e Belo Horizonte, e ficamos muito atarefados por causa da chuva. Mas foi uma milimetragem acima da média, aproximadamente cem milímetros. Foi a partir da meia-noite que piorou a situação?.
Sobre a situação dos moradores que tiveram suas residências completamente destruídas pela chuva, Vera Moreira informou: ?As pessoas que se avizinham de córregos e rios, elas estão em área de risco. Além de ser APP, elas têm que entender que elas estão no quintal do rio e não o rio que passam no quintal delas. Quem chegou primeiro foram os rios e os córregos e a gente vem fazendo esse trabalho preventivo das pessoas que moram próximas a esses lugares ao verem que a chuva aumentou, que elas vão para um local seguro, em um ponto mais alto, onde a água não possa alcançá-las. Temos rios e 12 córregos na cidade?.
Segundo Vera Moreira, a Prefeitura ofereceu às pessoas que perderam praticamente tudo na enchente um imóvel público para ficarem provisoriamente. ?Essas pessoas não quiseram ficar em prédios públicos não, elas foram para a casa de parentes. A Secretaria de Recursos Humanos levou cesta básica e a assistente social está indo nesses locais para ver o que eles estão precisando?, informou.
De acordo com a secretária executiva, muitas vezes situações como essa que ocorreu nesta semana é uma tragédia anunciada. ?As pessoas sabem, já falamos que elas não podem permanecer em determinado local. Elas têm que entender que a Defesa Civil é pela vida, quando falamos isso, não sabemos a situação financeira de cada pessoa, o que a gente entende é que elas têm que preservar a vida delas. Se tiverem que perder alguma coisa, mais para a frente elas vão ganhar, morando em um lugar seguro. Próximo a um rio e córregos nunca vai ser seguro, mesmo fazendo galerias e pontes?, ressaltou Vera Moreira.
Previsão de mais chuvas
A previsão do tempo para os próximos dias é de chuva. ?Não estamos fazendo mais longas previsões, pois o homem acabou com toda essa certeza, está tudo muito incerto, faz frio, faz calor. Pode ser que caia chuva também na zona rural e não em Formiga?, explicou a secretária executiva da Defesa Civil.
Vera contou que são esperados para a segunda quinzena de dezembro até fevereiro 1.450 milímetros de chuva. ?Foi instalado um radar em Mateus Leme e ele leva informações até 200 quilômetros com exatidão e isso vai nos beneficiar. Teremos aqui informações de imediato?.

COMPATILHAR: