O prefeito Aluísio Veloso/PT e o secretário municipal de Educação e Esportes Geraldo Reginaldo de Oliveira estiveram no dia 1º de fevereiro na inauguração simbólica de 78 escolas federais de educação profissional para ensino médio e curso superior técnico, licenciatura (química, física e matemática) e pós-graduação.
Dentre essas escolas está o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Formiga, quando o reitor Caio Mário Bueno Silva tomou posse e recebeu uma homenagem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia.
As escolas ficam em diversas regiões do país e 32 já estão em funcionamento. As demais entrarão em atividade a partir de março deste ano.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), até o final de 2010, o país terá 380 escolas técnicas, com mais de meio milhão de vagas disponíveis.
Na avaliação do pesquisador em educação e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Gaudêncio Frigotto, o governo reagiu positivamente sob a ameaça de um apagão educacional, no qual setores em expansão da economia temiam a falta de mão de obra qualificada, como, por exemplo, o setor petrolífero, mineral e da construção civil.
No entanto, o pesquisador assinala que a oferta de cursos profissionalizantes deve ser feita sem perder a qualidade do ensino. É uma iniciativa muito importante, resta saber se a qualidade que o ensino técnico federal já tinha será mantida. Se sim, excelente,comentou.

Imprimir