Durante os dias 30 de setembro e 1º de outubro foram realizadas as competições de xadrez dos Jogos Estudantis Rubens Paiva ? JERP 2014 na sede da Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 20 alunos de escolas públicas e particulares do município competiram na modalidade que demanda do jogador extrema concentração e um ambiente silencioso.
As competições estavam programadas para ocorrer na sala de reuniões da Secretaria de Educação, mas, a pedido do prefeito Moacir Ribeiro, de última hora, foi marcada uma reunião com as diretoras das escolas municipais para o mesmo local e os jogos foram transferidos para a área externa da Secretaria de Educação.
Na manhã de terça-feira (30), a organização dos jogos foi surpreendida pela chuva e a concentração dos jogadores foi trocada pela correria para ocupar um novo espaço para continuar a competição. ?Com a chuva, transferimos as mesas para a recepção da Secretaria. Afastamos mesas e bancos e retomamos os jogos sem nenhum dano técnico a meu ver, já que os alunos foram compreensivos com a situação?, comentou o responsável pelo Departamento de Esportes e Lazer, Yan Fernandes.
Porém, com chuva ou sol, a área externa não foi adequadamente preparada para receber os alunos, pois no local não havia sequer tendas que protegessem os estudantes. ?Já fizeram isso (competição na área externa) outras vezes, aí com o passar das horas tivemos que interromper o jogo para ficar puxando as mesas para a sombra?, comentou um dos competidores.
Para Yan Fernandes, o uso da área externa é comum e nada foi feito de última hora. ?O aviso da reunião ocorreu na sexta-feira (26) e na terça já colocamos as mesas do lado de fora. Quando a chuva começou, apenas paralisamos os jogos, e sem que nenhuma peça do tabuleiro fosse movida, removemos as mesas para a recepção?, comentou.
Na quarta-feira (1º), as competições foram retomadas e ocorreram, como antes previsto, na sala de reuniões, onde os competidores deste dia, com mais sorte que seus antecessores, estiveram abrigados da chuva, do sol e onde puderam enfim, se concentrar 100% para a disputa das medalhas nos JERP.

COMPATILHAR: