Na quinta-feira passada (5), o poder Judiciário do Estado de Minas Gerais encaminhou cópia da Ação Direta de Inconstitucionalidade, ajuizada pelo prefeito de Formiga, pretendendo a declaração da inconstitucionalidade dos artigos 25, 28 e 29 da Lei Orgânica Municipal, sendo esses os artigos em que os vereadores se basearam para convocá-lo à Câmara.
Em coletiva realizada na tarde da última sexta-feira (6), o prefeito explicou o que diz a liminar, justificando que a Lei Orgânica Municipal fere as Constituições Federal e Estadual, pois o Senado e o Congresso Nacional, bem como a Assembleia Legislativa, não podem convocar o presidente da República ou o governador, respectivamente.
Quando questionado se ele iria ou não atender à convocação, o prefeito enfatizou: não tenho mais obrigação de ir, por convocação. Posso ser convidado e também convidá-los para comparecerem ao gabinete do Executivo. Tanto é que hoje estaria os dez aqui com o presidente do Legislativo para conversarmos e dar a explicação que seria dada no plenário da Câmara Municipal. Posso ser convidado, porém o convite pode ou não ser atendido.
E a decisão do prefeito foi de não atender à convocação, o que deixou os vereadores contrariados. Por meio de um oficio, Aluísio Veloso informou que não há motivos para atender a Convocação da Câmara Municipal, haja vista que a mesma se efetivou com supedâneo nos dispositivos com eficácia suspensa da Lei Orgânica Municipal.
Os vereadores do G5 criticaram essa atitude do prefeito, alegando que ele perdeu a oportunidade de esclarecer para o povo, na casa do povo sobre várias questões. O presidente da Câmara, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) garantiu que, em breve, Aluísio Veloso terá uma surpresa, pois estão estudando a saída do prefeito. Não vem achar que vai ficar por isso não, garantiu. Ele disse que o prefeito escapuliu no tapetão, mas que vão questionar na Justiça essa brecha. Dr. Reginaldo acusou o Executivo de estar sabotando o Legislativo.

Reunião com prefeito
O vereador Moacir Ribeiro/PMDB, líder do governo na Câmara, até que tentou intermediar um encontro entre os vereadores e o prefeito, mas o G5 não acatou a ideia e disse que não vai se reunir a portas fechadas com Aluísio Veloso. Os vereadores foram convidados para uma reunião no gabinete na sexta-feira passada (6), antes da coletiva com a imprensa, mas apenas os peemedebistas Rosimeire Mendonça e Mauro César, além de Gonçalo Faria/PSB compareceram. Para os vereadores, o prefeito deve dar as explicações é no plenário da Câmara e não no seu gabinete.

COMPATILHAR: