Gleiton Arantes

O prefeito de Formiga Eugênio Vilela; o vice-prefeito, Cid Corrêa e os dez vereadores eleitos foram empossados neste domingo (1º). A solenidade ocorreu no Ginásio do Vicentão e reuniu autoridades e comunidade local.

Primeiramente, foram empossados os vereadores da 18ª legislatura: Evandro Donizeth (Piruca), Wilse Marques, Flávio Martins, Joice Alvarenga, Cabo Cunha, Marcelo Fernandes, Mauro César, Flávio Couto, Sandromar Vieira (Sandrinho da Looping) e Sidney Ferreira. Eles fizeram o juramento e, em seguida, ocorreu a eleição para a nova mesa diretora da Câmara Municipal.

A mesa foi presidida, como de praxe pela vereadora de idade superior a dos demais e a seguir iniciou-se a eleição da mesa que comandará os trabalhos da Câmara neste primeiro ano da nova legislatura.

A chapa concorrente, registrada anteriormente na câmara e encabeçada pelo vereador Flávio Couto, foi retirada no final da tarde da quinta-feira (29), por razões de ordem particular, segundo apurou o portal.

Assim sendo e conforme determina o Regimento Interno da Casa, a agora chapa única, encabeçada por Wilse Marques (presidente) e composta pelos vereadores Sandromar Vieira (vice-presidente), Joice Alvarenga (1ª Secretária) e Marcelo Fernandes (2º secretário) foi eleita por unanimidade.

A seguir, todos os dez vereadores se pronunciaram, agradecendo aos seus familiares e à população pelos votos. Wilse, que será a primeira mulher a presidir a mesa do Legislativo na história de Formiga, firmou o compromisso de fazer uma legislatura com ética e transparência e pediu o apoio dos demais vereadores na condução dos trabalhos.

Em seguida, foram empossados, já pela nova Mesa Diretora da Câmara Municipal e demais vereadores, o prefeito Eugênio Vilela e o vice, Cid Corrêa para a gestão 2017/2020. Eles compuseram a mesa juntamente com suas respectivas esposas, Márcia Regina Arantes e Luciana de Souza Silva.

Em sua fala o vice-prefeito ressaltou que a população de Formiga deu mostras de que pedia essa união de Cid e Eugênio. “Agora, é preciso também uma união com a Câmara Municipal. Nós vamos herdar uma administração com uma dívida enorme.Por isso mesmo, estou assumindo também a Secretaria de Educação e Esportes. Esse é nosso ideal, avançar nessas áreas. Daqui a quatro anos haveremos de entregar uma administração bem melhor. Agradeço ao povo de Formiga que sempre nos recebeu com tanto carinho e se Deus quiser vamos colocar a cidade nos trilhos para o desenvolvimento”, disse.

Já Eugênio Vilela, ao discursar, quebrando o protocolo, de início apresentou documento oficial em que autorizou a quebra de sigilo fiscal e quebra de sigilo telefônico dele. Reclamou de comentários, no entender dele maldosos e preconceituosos, contra pessoas que sequer assumiram ainda suas funções na Prefeitura.

Eugênio anunciou também que neste ano não haverá reajuste salarial para os cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários e adjuntos, assim como afirmou que haverá redução de 33% nas diárias de viagens para ambos os cargos. “Desejo a todos os formiguenses um feliz 2017 e destaco aqui meu compromisso com a população. Vamos honrar a confiança depositada em mim e em Cid Corrêa”, completou.

O evento contou ainda com a presença da Escola de Música Eunézimo Lima (Emmel) e dos ex-prefeitos de Formiga, Eduardo Brás e Aluísio Veloso.

Inovando, o cerimonial ignorou a presença do então prefeito Eduardo Brás que só foi lembrado nas falas dos vereadores Mauro César, Joice Alvarenga, Sidney Ferreira e também mencionado pela presidente da Câmara, Wilse Marques. Portanto não houve, ainda que simbolicamente, a transferência do mandato, como ocorre até então em todas as mudanças de governos municipais.

A solenidade foi encerrada com a fala da senhora Márcia Regina Arantes Vilela, que manifestou aos recém-empossados, seu integral apoio sugerindo em especial ao seu esposo que seguisse fielmente o que foi prometido ao povo formiguense durante sua campanha eleitoral, em especial se mirando nos ensinamentos bíblicos que norteiam a conduta de ambos e é transmitida por eles no exercício da educação dos filhos do casal.

Nova mesa diretora da Câmara Municipal

Imprimir

Comentários