Os prefeitos das cidades que compõem o Centro-Oeste de Minas Gerais se organizam para visitarem a China. O objetivo é trazer empresas e investimentos chineses para a região com o apoio do governo do Estado, INDI e FIEMG.
O prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo esteve em Belo Horizonte onde se reuniu com o secretário de estado de desenvolvimento econômico, Sérgio Barroso e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Eduardo Lery Vieira para tratar de temas importantes para fomentar a economia da cidade e da região.
Entre os assuntos, foi discutida a possível criação de uma missão de prefeitos para poder ir a China buscar empresas para se instalar na região, além de investimentos nas indústrias do Centro-Oeste. Não é um desenvolvimento somente de Divinópolis, é da região. Estamos montando uma missão do Centro-Oeste com esta nova abertura comercial que abrimos com a China que é o país que mais está investindo na crise mundial para tentarmos criar algumas sinergias de negócio, ressalta Vladimir.
Entre os negócios está a vinda da montadora chinesa Chery para o Brasil. De acordo com o chefe do executivo de Divinópolis, quatro estados estão sendo cotados para a instalação da indústria, entre eles está Minas Gerais. Estamos colocando a região Centro-Oeste entre as opções, apesar de ser difícil, mas estamos dando nosso grito, afirma.
Além da Chery, Vladimir ressalta que existe a possibilidade de outros negócios como, por exemplo, a cidade de Santo Antônio do Monte, que é o maior pólo brasileiro de fogos de artifício e a China que é o maior pólo de fogos de artifício do mundo. Temos a questão de agregar valor no nosso setor siderúrgico, nas nossas fundições, com empresas chinesas. O que estamos bolando é uma visita, uma missão do centro-oeste mineiro a China, criando oportunidades de negócios que foi visto com muito bons olhos pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) regional, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e pelo INDI.
Chery
A Chery Automobile pretende investir pesado no mercado brasileiro, tanto é que já anunciou a intenção de construir uma fábrica por aqui até 2012, ainda sem local definido. No Brasil, a Chery vai operar com o apoio do Grupo JLJ, uma das maiores empresas no ramo de alimentação para escolas.
O plano da Chery é fazer do Brasil a base para exportação na América Latina. O investimento, segundo o representante do Grupo JLJ, parceiro da empresa para comercialização de veículos no Brasil, Luis Curi, será de aproximadamente US$ 700 milhões. Com isso, a fábrica terá capacidade de produção de até 150 mil unidades anuais.
Atualmente, o centro das operações da Chery no continente está localizado em Montevidéu, no Uruguai. A intenção da empresa, no entanto, é tornar o Brasil a sua unidade central sul-americana.

COMPATILHAR: