Do dia 23 a 27 de março será promovida a oitava edição do Fórum das Águas ? Avanços e Desafios da Política das Águas em Minas Gerais. A abertura será às 9h do dia 23, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o objetivo de discutir os principais desafios, experiências e propostas para a gestão de recursos hídricos no Estado.
Segundo informou a assessoria de comunicação do deputado estadual Antônio Carlos Arantes /PSC, diversos prefeitos, vereadores, presidentes de Associações Micro-Regionais e lideranças políticas estão sendo convidados para comparecerem ao evento, que contará com cursos de capacitação. O local para os cursos ainda não foi definido.
Ainda conforme a assessoria do deputado Antônio Carlos, o qual está mobilizando lideranças inclusive na região Centro-Oeste do Estado, o Fórum conta normalmente com a integração das ações do Estado, municípios, sociedade civil e comitês de bacias hidrográficas com o objetivo de conscientizar as partes envolvidas na busca pelo uso responsável dos recursos hídricos em Minas Gerais.
O deputado Antônio Carlos Arantes sempre orienta prefeitos da região a participarem de projetos realizados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que visam à preservação da natureza, por isso ele trabalha na mobilização dos prefeitos e vereadores para participarem do Fórum das Águas.
A abertura do evento contará com as participações do presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho/PP; do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda/PSB; da presidente da Câmara Municipal de BH, Luzia Ferreira; da diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), Cleide Melo, e do coordenador do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mário Dantas.
O Fórum das Águas é promovido pela Assembléia Legislativa em parceria com o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do IGAM, e o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas. A reunião preparatória foi comandada pelos deputados estaduais Fábio Avelar/PSC, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Gil Pereira/PP – autor do projeto que deu origem à lei de 1999, a qual dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos.

print
Comentários