Faltam menos de três meses para o Natal e já é hora de começar os preparativos. A fim de fomentar o comércio local e minimizar os efeitos da crise econômica na cidade, o Executivo formiguense, a
Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Câmara Municipal firmaram uma parceria.
A administração municipal fará um repasse financeiro para as entidades com o intuito de auxiliar na execução de campanhas publicitárias para o período natalino. O projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a repassar a verba de R$20 mil foi entregue na Câmara na tarde de quarta-feira (14), pelo secretário de Comunicação, Túlio Fonseca, juntamente com os presidentes da Acif, Remaclo Couto, e da CDL, Olavo Veríssimo; o diretor fiscal da CDL, Anísio Marcos Caetano; o secretário adjunto de gabinete Fernando Porto; a gerente executiva da Acif, Priscila Nascimento, e a estagiária de comunicação da Acif, Paula Melo. Os vereadores José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN) e Eugênio Vilela/PV receberam o projeto em nome da mesa diretora.
De acordo com o prefeito Aluísio Veloso/PT, esse projeto é de suma importância para o comércio local. Com a realização das campanhas, poderemos mostrar à população que o comércio local poderá atender a todos de maneira satisfatória. E com o êxito, Formiga ganha com a geração de empregos no período natalino, bem como a geração de impostos , argumenta o prefeito.
O vice-presidente do Legislativo comentou sobre o projeto. Estou contente em saber que o Poder Executivo está colaborando para que tenhamos um comércio mais produtivo, ativo e dinâmico. Sabemos da vocação que tem a nossa cidade para o comércio, portanto, o Poder Legislativo votará com rapidez este projeto , garante Cabo Cunha.
Para o chefe do Setor de Desenvolvimento Econômico, Carlyle Ribeiro, o envolvimento da Câmara é fundamental. É a primeira vez que a Prefeitura participa diretamente na divulgação do comércio local e da cidade como um todo. Precisamos do apoio de todos para conseguirmos melhorias na economia e mais emprego, comenta.
Os presidentes da Acif e CDL comemoram a medida: Nós, diretores da Acif e CDL e representantes do comércio formiguense, ficamos muito gratos pela iniciativa do prefeito em entender esse projeto e reafirmar nossa parceria. Com essa atitude, todos temos a ganhar, faremos um Natal diferente, mais bonito e mais alegre para todos, comenta Remaclo Couto. Vamos fazer um bom trabalho para que o Natal seja diferente e que o pessoal venha para Formiga, porque aqui nós temos o que o consumidor precisa. A gente pretende despertar o interesse pelo município. Isso será de grande valia para o comércio, pois pretendemos atender 100% das necessidades dos clientes, completa Olavo Veríssimo.
Ações
Segundo informações da Secretaria de Comunicação, a Campanha de Natal envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Comunicação e Cultura. O projeto será subdividido em quatro partes:
Rádio Natal
Desde o início do ano, a Acif e a CDL encaminharam um ofício à Prefeitura solicitando a utilização do sistema de som, chamado Rádio Natal, que funciona no final do ano. O espaço será utilizado para informar a população sobre as ações da Prefeitura e das entidades, além de colocar as pessoas no clima de Natal, por meio de mensagens e músicas. Conforme informações da Secretaria de Comunicação, a rádio não terá fins lucrativos e os locutores serão os servidores municipais Ivar Salviano, Welersom Andrade e Tarcísio Flávio e ainda o assessor de comunicação da Acif, Isac D´Leon. A expectativa é de que a rádio comece a funcionar no dia 1º de dezembro.
Iluminação
De acordo com a secretária de Cultura, Maria Andrada, a iluminação deve ser instalada no início de novembro. Serão colocados 15 mil metros de luzes nas árvores do centro da cidade, praças da Matriz São Vicente de Férrer e Ferreira Pires, além de outros locais estratégicos. A secretária ressalta que a iluminação será colocada nas árvores porque é a maneira mais segura e permitida pela Cemig, que possui uma série de restrições para colocação de adereços em postes e outros locais. A ornamentação não pode trazer riscos às pessoas. Tem que ser bem segura , salienta Maria Andrada.
Apresentações Culturais
Estão sendo preparadas diversas atrações artísticas e culturais para o período natalino. Segundo a secretária de Cultura, os profissionais do Cemute estão formatando pequenas esquetes teatrais, declarações e brincadeiras rápidas para uma interatividade com a população. Maria Andrada comenta que a idéia é levar as apresentações para dentro dos ônibus urbanos, além de apresentações musicais com os grupos da Emmel.
Divulgação
A criação da Campanha de Natal ficará por conta da Secretaria Municipal de Comunicação, o orçamento é de R$2 mil. De acordo com o secretário Túlio Fonseca, a idéia é mostrar os diferenciais que Formiga apresenta. Nossa cidade é hospitaleira, tranquila e carinhosa. Isso quem diz são nossos vizinhos, então está na hora de assumir nossos adjetivos e transformá-los em benfeitorias para o nosso povo , enfatiza o secretário.

COMPATILHAR: