O Papai Noel pode não marcar presença no Natal de Formiga e se vier, poderá ficará sem abrigo. Tudo porque a Prefeitura ainda não repassou a verba prometida à Acif e CDL, que desenvolveriam ações para mobilizar a comunidade e estimular o comércio durante as festas de fim de ano.
A aprovação do projeto na Câmera, por unanimidade, ocorreu no dia 3 de novembro e de acordo com informações da secretária executiva da Acif, Letícia Arruda, até às 11h47 de quinta-feira (11), o repasse no valor de R$30 mil ainda não havia sido feito.
O valor seria utilizado para cobrir os gastos com a construção da ?Casinha do Papai Noel? que seria montada na praça Getúlio Vargas, na contratação da Família Noel (composta pelo Papai Noel, Mamãe Noel e as Noeletes ? ajudantes) além de custear ações de publicidade, para divulgar nos meios de comunicação da cidade o cronograma de atividades envolvendo a família Noel.
?Mesmo que o repasse seja feito agora, teremos que redefinir o uso dos valores, pois o tempo está curto para cumprir com o que já havíamos planejado?, comentou Letícia, que informou ainda sobre o ?plano B? da associação, caso a Prefeitura não faça o repasse. ?Além da nossa campanha (Show de Natal) que é totalmente independente da administração, vamos contratar sim o Papai Noel, mas não faremos a casa. Nosso objetivo é, dentro das possibilidades, gerar esse importante clima natalino?, explicou.
Mesmo sem o repasse, as entidades já divulgaram atividades envolvendo o bom velhinho para este fim de semana. No sábado (13) está programada a chegada do Papai Noel. O evento acontecerá no Posto São Vicente, a partir das 10h, com parada na Prefeitura Municipal, onde o Papai Noel receberá a chave da cidade.
Apesar do empenho e esmero dos comerciantes de Formiga para enfeitar vitrines, que já estão em clima de Natal, desde o início de novembro; 1/3 do mês de dezembro passou e as ruas continuam sem enfeites. Falta saber se a medida de contenção de gastos, divulgada no mês passado, atingiu também a decoração natalina da cidade, feita em 2013 poucos dias antes da festa.

A história se repete
Em 2013, a promessa de repasse também foi feita e o projeto de lei, de iniciativa do Executivo, chegou a ser enviado à Câmara, mas em outra contenção de gastos, a administração resolveu voltar atrás e estabeleceu parceria com as associações comerciais se comprometendo a mobilizar secretarias do município para o desenvolvimento das ações. Isso desde que não precisasse investir financeiramente.

Horário especial do comércio
A partir de segunda-feira (15) o comércio funcionará em horário especial. Na segunda, terça e quarta-feira as lojas ficarão abertas até às 19h. Já na quinta e na sexta-feira (18 e 19) até às 22h. No sábado (20), o horário será até às 18h. No domingo, das 14h às 18h. Na segunda e terça-feira (22 e 23) até às 22h e quarta-feira, até às 18h.

COMPATILHAR: