Desde o início de 2013, a Prefeitura de Formiga optou por desfazer o convênio com a Santa Casa de Formiga para atendimento de pacientes com necessidades de atendimento fisioterápico.
O Centro de Reabilitação, que desde 2011 funcionava na rua João Pedrosa, no bairro Quinzinho, acabou sendo fechado e muitos pacientes ficaram sem o atendimento.
Em contato com a administração da Santa Casa, a informação foi de que o centro funcionou por seis anos e atendia cerca de 100 pacientes/mês, oriundos dos atendimentos na Secretaria de Saúde. ?Foi uma decisão da própria administração municipal, então há um ano que o centro de reabilitação está fechado?, explicou a gestora financeira da Santa Casa, Eliane Nunes.
Um desses pacientes que ficou sem atendimento após o fechamento do local, foi José de Oliveira Frazão que sofre de escoliose, um desvio na coluna vertebral que lhe gera muitas dores. Ao procurar o centro e ser informado de seu fechamento, José procurou a Associação de Auxilio ao Deficiente Físico (Asadef) e foi informado que não há vagas disponíveis e que o local há anos já atende além da sua capacidade. ?Não faço tratamento contínuo, mas quando as dores pioram, eu preciso das sessões de fisioterapia. Estou sentindo dores fortes fazem três meses e não tem como levar uma vida normal com essas dores na minha coluna?, desabafou José.
Durante duas semanas a equipe de redação do jornal tentou entrar em contato com a Secretaria de Comunicação em busca de respostas sobre o centro de reabilitação. Se o mesmo será reaberto em 2014 e as opções da população, caso isso não ocorra.
Porém, mesmo antes da publicação do decreto de ponto facultativo, a resposta não chegou, e nos últimos dias do ano a Secretaria está fechada e só retomará os trabalhos no dia 2 de janeiro de 2014.

COMPATILHAR: