Por meio do projeto de lei 168/2014, aprovado na reunião do Legislativo, na segunda-feira (12), a administração municipal cederá dois servidores para a Mão Amiga, com ônus para o município.
A associação presta auxílio a pessoas acometidas pelo câncer e outras patologias graves. A instituição atua aproximadamente há 8 anos e hoje é um exemplo de que, com o engajamento da sociedade civil, é possível melhorar as condições de vida desses pacientes.
Atualmente, a Mão Amiga fornece não só ajuda material, como remédios e transporte, pagamento de exames, empréstimo de cadeira de rodas, mas também o acompanhamento psicológico ao paciente e a sua família.
Ao defender a aprovação do projeto, o vereador Cabo Cunha sugeriu que a Prefeitura ceda também funcionários ao Corpo de Bombeiros. ?Estive naquela corporação e percebi a ausência de servidores do município, mesmo aquele um órgão do Estado. Aqueles profissionais também promovem saúde pública na cidade?.
Luciano Duque afirmou que, infelizmente, pela demanda, a associação fica de mãos atadas. ?Não podem ajudar mais, como eles gostariam?.
Em contato com o jornal, a presidente da entidade Wilse Marques explicou que os dois novos funcionários vão auxiliar na parte administrativa da associação. ?Agradecemos ao prefeito e aos vereadores por essa aprovação. Eu fui até o prefeito e solicitei esta ajuda. Atualmente, temos mais de 1.700 pessoas cadastradas. A demanda é grande e além do telemarketing e dos mensageiros, temos apenas dois funcionários na sede, um na recepção e outro na limpeza?.
De acordo com Wilse, uma verba estadual foi depositada nesta semana, para a conclusão do Núcleo de Apoio, na rua Marechal Deodoro. ?Creio que no início de 2015 estaremos no novo endereço, oferecendo melhores condições aos pacientes e vamos precisar de mais gente para nos auxiliar?, disse. A Mão Amiga está localizada na rua Lassance Cunha.

COMPATILHAR: