Há aproximadamente duas semanas, o Ministério do Trabalho em Formiga estava fechado. O motivo é que a única funcionária concursada pelo Ministério está de licença médica e o outro, que era contratado também pelo Ministério, teve seu contrato vencido e não renovado.
Na tarde desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Formiga destinou a servidora Marcela Paola Siqueira para realizar o serviço de emissão de carteiras de trabalho. Marcela é funcionária do Sine e passou por treinamento para executar a tarefa.
Na oportunidade, o gerente da Delegacia Regional do Trabalho, Derley Maia da Silva e o chefe do Setor de Atendimento da Área de Trabalho, Emprego e Renda, Marcílio Luiz Marques Junior, estiveram em Formiga para que a servidora pudesse assumir suas atribuições.
De acordo com Marcílio, o volume de emissão de carteiras de trabalho no município é de aproximadamente 40 por semana. ?Acredito que, devido ao período que o Ministério ficou parado, o fluxo deve aumentar um pouco, por isso, nos primeiros dias, deverá ser adotado o sistema de senhas até que tudo se normalize?, disse.
Já as homologações de rescisão de contrato de trabalho, Derley explicou que não poderão ser feitas pela servidora. Nesse caso, o procedimento deverá ser feito no sindicato da classe. Se não houver o sindicato da categoria em Formiga, o trabalhador deverá procurar o Ministério Público.
O Ministério do Trabalho está localizado na rua Camilo Fonseca, 77, Centro e o telefone para contato é 3322 2094. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Solicitação
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César da Costa solicitou ao Gerente da Delegacia Regional do Trabalho que o Sine pudesse voltar a emitir as carteiras de trabalho. ?Temos funcionários preparados e equipamentos apropriados para o serviço?, argumenta Paulo César. O Gerente Regional disse que estará encaminhando a solicitação ao responsável.
Rede Integração
Na manhã desta quinta-feira (24), a equipe de reportagem da Rede Integração esteve no Ministério do Trabalho de Formiga para fazer uma matéria sobre o assunto. O secretário de Comunicação, Túlio Braga Fonseca, foi o entrevistado e disse que o problema já havia sido solucionado por meio da servidora cedida pela Prefeitura de Formiga.

COMPATILHAR: