A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental criou o projeto “Jogue limpo com Formiga”, que consiste em reformular as práticas de descarte de resíduos sólidos no município. Ele será implantado em breve com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

O projeto propõe instalação de diversas lixeiras (com adesivos de identificação de cada classe de separação de resíduos) em pontos estratégicos da cidade e intensificação na divulgação, por meio de panfletos e publicações em sites, jornais e rádios, sobre a destinação correta para cada resíduo gerado e dos horários de coletas seletivas na cidade.

As lixeiras já foram compradas e estão sendo preparadas para a instalação pela cidade. São 15 jogos de lixeiras e dez containers.

Sabendo que as crianças são potenciais agentes modificadores da sociedade, o projeto será trabalhado também nas escolas municipais, que terão atividades relativas à educação ambiental. As ações são voltadas para a consciência do descarte correto de todos os resíduos, a fim de que o exemplo seja difundido da escola para as residências, por meio dos próprios alunos.

A secretária de Gestão Ambiental, Giovana Borges, explicou que trabalhar o desenvolvimento sustentável aplicado às práticas cotidianas é fundamental para que Formiga possa desenvolver uma consciência ambiental sistêmica na sociedade como um todo. “Nesse sentido, pedimos a colaboração de toda a população para que o projeto seja uma alavanca de mudanças no município”.

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: