Uma confusão foi gerada em Araxá nessa quinta-feira (4), após a Prefeitura alterar o horário de vacinação sem aviso prévio e as doses acabarem. De acordo com a Prefeitura, a decisão da mudança foi feita devido ao número de idosos que passaram a noite na fila.

No cronograma, seriam vacinados nessa quinta idosos entre 80 e 84 anos, a partir das 14h. Segundo Rosely Aparecida Trindade Mota, coordenadora da Unidade de Saúde Setor Leste (Unileste), a equipe chegou no local pouco antes das 7h e já havia uma grande fila de carros, assim como pessoas indo a pé até o local.

Ela também informou que as vacinas chegaram pela manhã. As 296 doses, que seriam suficientes para cerca de 24% da população desta idade, começaram a ser aplicadas ainda cedo. Rosely disse que a decisão foi tomada porque “não era justo que deixássemos idosos das 6h30 até as 14h esperando por uma vacinação”

Ainda de acordo com Rosely, as pessoas que chegaram no horário marcado para a vacinação foram avisadas, de carro em carro, de que as doses haviam acabado. Mesmo assim, muitas pessoas insistiram em ficar na fila, o que causou a movimentação.

A secretária de Saúde Municipal, Diane Dutra, também falou sobre o assunto. Segundo ela, já havia sido anunciado que não haveria doses suficientes para todo mundo e o horário da vacinação foi pensado exatamente para que “eles não fossem de noite para a fila e ontem, às 19h, já tinha gente dormindo na fila”.

Ela também informou que já existe uma estratégia para a continuação da vacinação na próxima semana, com as novas doses chegando na segunda-feira (8).

Fonte: G1

COMPATILHAR: