O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se reunirá com o comitê de enfrentamento à pandemia às 13h desta segunda-feira (26) para debater possíveis flexibilizações no funcionamento das atividades na capital. 

Segundo o infectologista Estévão Urbano, membro do comitê, a permissão para bares e restaurantes ampliarem o horário de funcionamento será um dos tópicos debatidos. Na última semana, Kalil sinalizou que permitirá a abertura até as 23h, segundo membros do setor. Desde então, ainda não houve publicação de decreto com a mudança. 

Sem detalhar os tópicos, Urbano também afirmou que devem ser debatidas ampliações no funcionamento das escolas e dos eventos na capital. Atualmente, o retorno presencial às salas de aula está permitido do ensino infantil ao médio, com restrições de horário para os mais novos. Os eventos também estão liberados, porém com público sentado e ocupação de até 50% da capacidade dos espaços. 

Nesta terça-feira (27), será a vez de o prefeito se reunir com representantes de clubes de futebol para avaliar o retorno das partidas com torcida, conforme Kalil adiantou em entrevista à rádio Super na última semana. Por enquanto, a prefeitura não confirmou o horário do encontro e quem estará presente. 

Índices em alerta

Segundo boletim epidemiológico mais recente divulgado pela prefeitura, na sexta-feira (23), apenas a taxa de transmissão da Covid-19 (Rt) está abaixo do nível de alerta na capital. Já a ocupação de leitos de UTI e enfermaria estão na primeira faixa do nível de alerta, abaixo de 60% — no primeiro semestre, a ocupação dos leitos de UTI chegou a bater recordes de mais de 90% de ocupação. 

Para o infectologista Estévão Urbano, o relativo controle tem sido alcançado graças à vacinação contra a doença na cidade, que hoje vacina pessoas de 37 anos. “A vacinação com certeza tem um efeito claro, isso é absolutamente verdadeiro. Mas o cenário ainda é muito nebuloso, nosso receio é que as coisas piorem de novo”, diz o médico.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: