A Prefeitura de Carmo do Cajuru emitiu, nesta segunda-feira (10), um alerta para toda população das áreas mais baixas do município sobre uma possível inundação após aumento da vasão da Usina Hidrelétrica de Cajuru. A Defesa Civil pede aos moradores das margens do Rio Pará que saiam imediatamente de casa. Veja acima o alerta feito pelo prefeito Edson Vilela.

A Companha Energética de Minas Gerais (Cemig), concessionária responsável pela usina, confirmou o alerta e disse que, devido ao aumento do volume de águas causados pelas fortes chuvas que caem na região, terá que abrir as comportas gradativamente para vazão da água.

Área em risco

Área em vermelho poderá ser inundada pela abertura das comportas da hidrelétrica de Carmo do Cajuru  — Foto: Prefeitura de Carmo do Cajuru/Divulgação
Área em vermelho poderá ser inundada pela abertura das comportas da hidrelétrica de Carmo do Cajuru — Foto: Prefeitura de Carmo do Cajuru/Divulgação

No momento a vazão está em torno de 310 m²/s e a partir desta tarde passará para 380 m²/s chegando ao final do dia em 450 m²/s.

“Pedimos que moradores da parte baixa da Rua Moisés Bechelaine, Rua 2, Rua 15 e moradores próximos da ponte do Rio Pará até o Posto Pontilhão, que deixem as casas, levando apenas o necessário. A equipe de Defesa Civil de Carmo do Cajuru já está em campo desde o início das chuvas para orientar toda à população. As famílias que não tem para onde ir, a Prefeitura disponibilizou o CMEI Brincar e Aprender do bairro TUPY e o Poliesportivo da cidade para abrigar estas famílias”, disse o prefeito Edson Vilela.

  • Qualquer dúvida sobre acolhimento de famílias, a Defesa Civil está disponível pelo telefone (37) 3244 – 1309

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: