Turistas que forem visitar cachoeiras e pontos turísticos em Carrancas, devem ficar atentos a novas normas de visitação ao complexo turístico. A Prefeitura do município divulgou na semana passada novas normas que deverão ser adotas pelos visitantes.

A deliberação foi aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da cidade, em fevereiro deste ano. A partir de agora, estarão proibidas práticas como churrascos, consumo de bebidas alcoólicas e circulação de animais domésticos em pontos turísticos. Ainda conforme as novas regras também estará proibida a entrada de pessoas portando caixas térmicas, coolers e demais tipos de armazenamento de bebida alcoólica nos atrativos. Só será permitido o consumo de bebida alcoólica em bares e restaurantes dos atrativos.

O comércio ambulante também fica proibido, assim como o acampamento e fogueiras em locais que nãos sejam destinados para as atividades. Motorhomes, e semelhantes, também estão incluídos na deliberação, sendo necessário que o veículo busque um camping adequado para esta modalidade.

Prefeitura de Carrancas/Divulgação

Durante todo o ano, proprietários de hotéis, pousadas e atrações turísticas foram informados sobre as novas normas. Segundo a Prefeitura, a princípio não haverá punição para quem descumprir as regras, mas o dono da atração poderá chamar a Polícia Militar caso flagre situações de desrespeito.

Programa Municipal de Ecoturismo

Em maio, a Prefeitura de Carrancas lançou o Programa Municipal de Ecoturismo. O objetivo é trabalhar para que o turismo no município seja mais ordenado e sustentável.

O projeto é uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e tem como objetivo identificar os potenciais e limites de cada atrativo natural que está incluído na primeira fase.

Ao final de cada análise, será apresentado um plano de manejo para cada local, com as capacidades de carga que o atrativo suporta. Também está em fase de estudos o desenvolvimento de um sistema eletrônico, em que o visitante poderá reservar seu passeio, sempre respeitando a quantidade de pessoas que cada atrativo natural possui.

 

Fonte: Portal Campo Belo ||
COMPATILHAR: