Na próxima quarta e quinta-feira (24 e 25), as Secretarias de Saúde e  Obras de Córrego Fundo, promoverão um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A ação recolherá pneus e objetos que acumulam foco do mosquito transmissor.

Esta medida visa reduzir os focos do  Aedes aegypti, que se reproduz em água limpa parada, e transmite as doenças.

De acordo com o secretário de Saúde, Diequison da Cunha, é importante destacar que essa medida ajuda muito com a diminuição do risco de transmissão da doença. Para Diequison, grande parte dos focos da Dengue está nas residências, nos quintais, em objetos desprotegidos, portanto, é grande a necessidade de contar com o apoio de todos.

Prevenção e combate

A ação mais simples para prevenção das doenças Dengue, Chikungunya e Zika é evitar o nascimento do mosquito transmissor. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Confira os horários que serão recolhidos os recipientes:

 

Imprimir

Comentários