O edital para o preenchimento de 358 vagas em 107 cargos na Prefeitura de Divinópolis, por meio de concurso público, foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios nessa segunda-feira (23). A novidade é o teste de aptidão psicológica para candidatos as vagas de magistério. Inscrições vão de 3 de janeiro a 1° de fevereiro de 2018. Salários variam de R$1.291 a R$8.829.

Após 10 anos sem a realização de concurso público, a Prefeitura lançou o edital que pode ser conferido nas páginas 83 a 143 do Diário Oficial dos Municípios. A Câmara de Divinópolis aprovou, na última quinta-feira (19), o Projeto de Lei Complementar nº 002/2017 que estabelece “a admissão de profissionais do magistério far-se-á, exclusivamente, por concurso de provas escrita, prática, de títulos e de avaliação psicológica”.

A execução das provas ficará sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O anúncio da realização do concurso foi feito no dia 11 de outubro.

Atualmente, o executivo municipal conta com cinco mil servidores e está com um déficit no quadro de funcionários. A contratação está prevista para o início de 2018. A Prefeitura informou que não haverá impacto no orçamento devido ao alto número de aposentadorias nos últimos anos.

“Estamos há 10 anos sem concurso e ele é necessário para atender aos princípios constitucionais de ingresso no serviço público. Inicialmente, não teremos impacto no orçamento porque temos um número muito grande de servidores que se aposentaram. Nos últimos quatro anos foram 516”, informou a secretária de Administração, Raquel Freitas.

A secretária ainda destaca que a maior parte das vagas é para a saúde e educação. “São as áreas que hoje temos o maior número de contratados temporários”. As inscrições devem começar em dezembro e vão até janeiro. 20 mil candidatos devem participar do concurso, segundo estimativas da Prefeitura. O concurso terá validade de dois anos e a primeira etapa da prova objetiva será em fevereiro de 2018.

 

Fonte: G1 ||

Imprimir

Comentários