A Prefeitura de Itaúna divulgou, no fim da tarde dessa sexta-feira (27), que uma segunda morte na cidade está em investigação por coronavírus. Uma idosa de 71 anos faleceu na quinta (26) no Hospital Manoel Gonçalves.


O óbito de outra idosa também está em investigação pela doença. Os casos ainda não constam nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e Ministério da Saúde.


De acordo com o portal G1, a assessoria de comunicação da Prefeitura explicou que na quarta-feira (25) foi colhido material para exame de investigação da Covid-19, que foi enviado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise. A idosa morreu no dia seguinte. Não há mais informações sobre histórico de saúde e viagem da vítima.


A assessoria explicou ainda que, seguindo as determinações do decreto de emergência em saúde pública da cidade, não houve velório. A determinação permite uma benção da religião seguida pela família da idosa e dez pessoas no momento. Ela foi enterrada imediatamente após a situação no cemitério municipal.


Primeira morte em investigação
Na terça-feira (24), a Prefeitura divulgou que a morte de uma idosa de 82 anos no Hospital Manoel Gonçalves seria investigada por suspeita de coronavírus. No dia, por telefone, a assessoria da Prefeitura explicou que não sabia informar a data da admissão da paciente na unidade, mas disse que ela estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) onde permaneceu até terça. Ela tinha um tinha quadro crônico de síndrome respiratória aguda grave.


A paciente apresentava sintomas semelhantes aos da Covid-19. Ainda conforme a assessoria, o material para exames foi colhido e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que em função da demanda, tem demorado entre sete e 10 dias para entregar o resultado ao município.


Casos de coronavírus na cidade
Itaúna tem 247 casos suspeitos da doença em isolamento domiciliar, segundo atualização da Prefeitura nesta sexta. Os dados apontam ainda que nove pacientes com suspeita da doença estão internados, quatro casos foram descartados; nenhum caso foi confirmado de coronavírus na cidade.


Deste total, 102 notificações suspeitas foram registradas em homens e 160 em mulheres. Veja abaixo a faixa etária das notificações.
• 5 em bebês com menos de 1 ano
• 15 em crianças de 1 a 4 anos
• 14 em crianças de 5 a 9 anos
• 15 em pessoas de 10 a 19 anos
• 116 em pessoas de 20 a 39 anos
• 64 em indivíduos de 40 a 59 anos
• 33 em idosos acima de 60 anos

Fonte: G1

COMPATILHAR: