Uma decisão tomada pela Prefeitura de Passos, no Sul de Minas, tem provocado polêmica na cidade. Os moradores que estiverem alimentando cães de rua podem ser notificados e, se houver reincidência, o caso será encaminhado ao Ministério Público Estadual para que sejam tomadas ações punitivas contra o infrator. A medida está sendo aplicada como forma de acabar com as aglomerações de cães nas ruas da cidade.
Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que a notificação tem caráter educativo, já que os animais tomaram conta da cidade e têm causado incômodos à população. Segundo a Gerência Regional de Saúde, atualmente, há quase mil cães vagando pelas ruas de Passos. O encaminhamento dos animais ao canil municipal está suspenso por causa da lotação do local, que já conta com 117 cães.
Para o presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Passos, Jeferson Vicente Tavares, em vez de punir os moradores que tratarem dos animais, a prefeitura deveria expandir e melhorar a infraestrutura do canil. Os bichos são bem cuidados no canil, mas muitos chegam doentes e acabam morrendo. A infraestrutura é ruim e precisa de reforma. Além disso, também poderia ser feita a esterilização dos animais, o que contribuiria consideravelmente para redução dessa população de rua, acredita Tavares.
A Prefeitura informou que está desenvolvendo um projeto de esterilização dos cães, que começaria no canil e depois abrangeria os animais de rua.

COMPATILHAR: