No dia 6 de junho, Formiga comemora 152 anos de emancipação político-administrativa. As comemorações terão início no dia 28 de maio, com o V Festival da Lingüiça, que ocorre até o dia 30 de maio, além da realização do 1° Concurso ?Lingüiça no Boteco?. Para o mês de junho, a Prefeitura preparou atrações artísticas e culturais, porém a programação está sujeita a alterações.
Circuito Cidade de Formiga
No dia 5 de junho, a partir das 16h, será realizado o 1º Circuito Cidade de Formiga de Corrida de Rua, uma parceria com a Ciência do Corpo Assessoria Esportiva.
A largada será na rua Olímpio Avelar, próximo à ponte do Engenho de Serra. Serão três percursos distintos: 2,5 Km, 5 Km, 10 Km e cada participante decide qual percorrer.
A corrida terá uma inovação. Todos os atletas terão um chip de cronometragem durante a prova, que medirá o tempo, o percurso e a velocidade. No local, serão organizadas tendas dos patrocinadores com distribuição de brindes e a animação ficará por conta do DJ PC.
Os vencedores receberão prêmios em dinheiro, troféus e ainda serão distribuídas medalhas de participação aos competidores.
Os interessados em participar podem fazer as inscrições no Bazar Guri ou pelo site www.grupocienciadocorpo.com.br até o dia 3 de junho. O valor é de R$ 30.
Desfile Cívico
No dia do aniversário da cidade, será realizado o tradicional desfile cívico em homenagem aos 152 anos de emancipação. A partir das 8h, haverá o hasteamento das bandeiras em frente ao memorial dos 150 anos e, em seguida, terá início o desfile, nas proximidades do Terminal Rodoviário.
Até o momento, já estão confirmadas as presenças do TG 04-030, seis escolas da rede municipal, Colégio Santa Teresinha e Escola Estadual. Professor Joaquim Rodarte. A infraestrutura contará com arquibancadas e palanque para as autoridades.
Inauguração
No dia 25 de junho, a Prefeitura entrega oficialmente à população mais uma obra, a nova sede da pré-escola Municipal Lídia Braga, construída no bairro do Rosário. Ao todo são 730,78 metros quadrados de área construída, distribuídos em salas de aula, salas de extra-atividades, refeitórios, banheiros, biblioteca, laboratórios de informática, pequeno auditório e quadra coberta.
As obras da nova sede começaram em março de 2009 e foram feitas pela CLL Engenharia e Empreendimentos LTDA, vencedora do processo de licitação, pelo valor de R$439.938,51.
Atualmente, a instituição atende 242 crianças, do maternal II ao 3º ano do ensino fundamental.
Exposição Agropecuária
A 47ª Expô Formiga também faz parte das comemorações do aniversário da cidade. O evento terá início no dia 3 de junho e termina no dia 6, com show da banda Lex Luthor presenteando os formiguenses, com entrada gratuita.
São João das Formigas
Fechando as festividades em comemoração aos 152 anos de Formiga, no dia 26 de junho, será realizado o tradicional São João das Formigas, na Praça do Terminal Rodoviário.
Cada escola da rede pública municipal apresentará dois números artísticos com a participação dos alunos. Esses números serão escolhidos nas duas semanas anteriores ao evento, quando cada escola irá promover o seu próprio São João das Formigas.
Confira no www.formiga.mg.gov.br a programação das Festas de São João nas escolas municipais.

COMPATILHAR: