Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (19) marcou o primeiro passo para a elaboração de um importante incentivo para a criação de novas empresas em Formiga. O prefeito Eugênio Vilela recebeu na Secretaria Municipal de Educação o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Kleber Gonçalves Glória. Na ocasião, ficou definido que as partes trabalharão em parceria para a criação de uma Incubadora de Empresas em Formiga.

A elaboração do projeto ficará a cargo de uma comissão a ser nomeada pela Prefeitura. Eugênio antecipou que, para auxiliar os membros do Município e da instituição de ensino, convidará para fazer parte representantes do Unifor, do Sebrae e de outros órgãos que possam contribuir. “A criação da Incubadora de Empresas é uma ação prevista no meu plano de governo e que já está no plano de metas que estamos elaborando. Conseguir o apoio de uma instituição como o IFMG é de grande valia para o desenvolvimento da ação”, comentou o prefeito.

Kleber ressaltou que a instituição da Incubadora incentivará o empreendedorismo, estimulando os alunos do instituto a, quando terminarem seus cursos, investirem na criação das suas próprias empresas.

Durante a reunião, o reitor ainda apresentou a estrutura do IFMG em todo o Estado. Já o prefeito colocou o município à disposição para desenvolver mais parcerias com o instituto.

Ainda participaram da reunião pela Prefeitura o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alisson Sá, o secretário Adjunto de Educação, Alex Arouca, e o coordenador de Desenvolvimento, Carlyle Ribeiro. Acompanharam Kleber pelo IFMG o pró-reitor de ensino, Carlos Bernardes, o diretor do Polo de Inovação, Alexandre Pimenta, o pró-reitor de extensão, Fernando Braga, o diretor do campus de Formiga, Washington Santos Silva, e a pró-reitora de gestão de pessoas, Olímpia de Sousa Marta.

 

A Incubadora

Uma incubadora de empresas tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas. As incubadoras universitárias de empresas têm como objetivo abrigar empresas inovadoras, frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.

Ação é prevista no plano de governo e no plano de metas de Eugênio

Também participaram da reunião membros do IFMG e das secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico

COMPATILHAR: