Começou já nesta quarta-feira (17) o racionamento de água em toda a cidade de Formiga. De acordo com nota divulgada à imprensa, a partir de agora, uma série de medidas serão tomadas pela Prefeitura de Formiga e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para garantir o abastecimento de água em Formiga.

A decisão de racionar água foi tomada após a constatação da considerável queda no nível da barragem de captação e outros fatores, como a falta de chuvas e aumento do consumo.
A administração municipal está atuando em diversas frentes. No Saae, estão sendo tomadas três medidas principais: conscientização da população para diminuir o consumo; reparo de vazamentos na rede para evitar desperdício; fiscalização do uso da água ao longo do rio (acima da captação de água) e, agora, o racionamento.

Confira a escala de racionamento no abastecimento

Horário: das 8h às 20h

Segunda e quinta ? Sistema Engenho de Serra e Sistema Santa Luzia
Bairros: Engenho de Serra e Santa Luzia

Terça e sexta – Sistema Cristo e Centro

Bairros: Santa Tereza, Bom Pastor, Cidade Serra, Sagrado Coração de Jesus, Centro e Quartéis.

Quarta e sábado – Sistema Novo Horizonte e Sistema Picolé

Bairros: Novo Horizonte, Bela Vista, Areias Brancas, Centenário, Santo Antônio, Ouro Negro, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Luiz, Explanado do Castelo, Eldorado, Vila Didi, Souza e Silva, Elza Dinorah e Água Vermelha.

Bairros não afetados

Alguns bairros não serão afetados pelo racionamento. De acordo com nota oficial, o Sistema Rosário (que abastece os bairros Rosário, Lajinha, Ramiro Batista, Quartéis, Nossa Senhora de Lourdes, Alvorada, Alto da Praia, Jardim Morumbi, José Honorato de Castro, Ouro Verde, Rosa Mística, São Judas e Jardim Primavera) não terá racionamento porque já há registro de falta d? água principalmente nos bairros Nossa Senhora de Lourdes e Alvorada e também devido à dificuldade de recuperação do abastecimento nessas comunidades. Como a rede é antiga, se houver a interrupção do fornecimento, esses bairros podem levar dias para voltarem a ter água. Assim, há dificuldades técnicas de fazer uma interrupção programada nesses bairros.
Os bairros que são abastecidos por poços artesianos não passarão por racionamento: Ércio Rocha, Geraldo Veloso, Cidade Nova, São Cristovão, Cel. Balbino, Maringá, Mangabeiras e Nova Conquista.

Entenda o racionamento

O racionamento de água vai abranger cinco sistemas de abastecimento da cidade.
A direção do Saae decidiu fazer o racionamento devido à queda do nível da barragem de captação de água em meio metro em uma semana. Esse fato resultou na diminuição de 15% do volume de água que chega à Estação de Tratamento de Água (ETA). Outro fato é que o calor tem aumentado o consumo na cidade.
O racionamento é por tempo indeterminado, podendo sofrer adequações de acordo com a necessidade.

COMPATILHAR: